Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31537| Tipo: | TCC |
| Título: | A INFLUÊNCIA DO SOFT POWER NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA ANÁLISE SOBRE O FENÔMENO HALLYU WAVE |
| Autor(es): | MELISSA ARAÚJO DA SILVA, EVELLYN |
| Primeiro Orientador: | Berenice Peres Martorelli, Ana |
| Resumo: | No cenário global atual, o aprendizado de línguas estrangeiras tem se tornado cada vez mais relevante, a importância desses conhecimentos é notória, especialmente em contextos interculturais. Dessa forma, a compreensão dos fatores que têm influência na motivação e no aprendizado de novos idiomas, é de suma importância, pois pode oferecer perspectivas importantes para aprimorar os métodos de ensino e promover o interesse pelo estudo de línguas. Com isto, o presente trabalho tem o objetivo de identificar através de um contexto intercultural os aspectos do soft power presentes no fenômeno hallyu wave que influenciam as pessoas a quererem aprender a língua coreana. Para isso, esta pesquisa tem caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa, visto que busca analisar um fenômeno social, e quantitativa, visto que utiliza de um questionário estruturado para coletar dados e obter conclusões diretas das experiências e opiniões das pessoas relacionadas ao tema da pesquisa; assim, são utilizadas pesquisas bibliográfica, tendo como base diferentes fontes como Joseph Nye (2004), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2006), Hofstede et. al (2010), Korean Culture And Information Service (2011). Logo, esta monografia apresenta um panorama sobre o contexto de aprendizado de línguas estrangeiras, especialmente em relação à influência do soft power no processo de aquisição de idiomas, destacando o papel do fenômeno Hallyu Wave na promoção do interesse pela língua coreana. |
| Abstract: | In the current global scenario, learning foreign languages has become increasingly relevant,
and the importance of this knowledge is notorious, especially in intercultural contexts.
Consequently, understanding the factors that influence motivation and the learning of new
languages is of the utmost importance, as it can offer important perspectives for improving
teaching methods and promoting interest in language study. Therefore, this study aims to
identify, through an intercultural context, the aspects of soft power present in the hallyu wave
phenomenon that influence people to want to learn the Korean language. For this purpose, this
research is exploratory in nature, with a qualitative approach, since it seeks to analyse a social
phenomenon, and quantitative, since it uses a structured questionnaire to collect data and
obtain direct conclusions from people's experiences and opinions related to the research topic;
bibliographical research is used, based on different sources such as Joseph Nye (2004), United
Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2006), Hofstede et. al (2010),
Korean Culture And Information Service (2011). The present monograph therefore presents
an overview of the context of foreign language learning, especially in relation to the influence
of soft power on the language acquisition process, highlighting the role of the Hallyu Wave
phenomenon in promoting interest in the Korean language En el actual escenario global, el aprendizaje de lenguas extranjeras se ha vuelto cada vez más relevante, y la importancia de este conocimiento es notoria, especialmente en contextos interculturales. De este modo, comprender los factores que influyen en la motivación y en el aprendizaje de nuevas lenguas es de suma importancia, ya que puede ofrecer perspectivas importantes para mejorar los métodos de enseñanza y promover el interés por el estudio de idiomas. En este sentido, el objetivo de este estudio es identificar, a través de un contexto intercultural, los aspectos del poder blando presentes en el fenómeno de la ola hallyu que influyen en las personas para que deseen aprender el idioma coreano. Con este fin, esta investigación es de carácter exploratorio, con un enfoque cualitativo, ya que busca analizar un fenómeno social, y cuantitativo, ya que utiliza un cuestionario estructurado para recopilar datos y obtener conclusiones directas de las experiencias y opiniones de las personas relacionadas con el tema de la investigación; por lo tanto, se utiliza la investigación bibliográfica, basada en diferentes fuentes como Joseph Nye (2004), Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2006), Hofstede et. al (2010), Korean Culture And Information Service (2011). Por lo tanto, esta monografía presenta una visión general del contexto del aprendizaje de lenguas extranjeras, especialmente en relación con la influencia del poder blando en el proceso de adquisición del idioma, destacando el papel del fenómeno de la Ola Hallyu en la promoción del interés por el idioma coreano Dans le contexte mondial actuel, l'apprentissage des langues étrangères est devenu de plus en plus pertinent, et l'importance de cette connaissance est notoire, en particulier dans les contextes interculturels. Ainsi, la compréhension des facteurs qui influencent la motivation et l'apprentissage de nouvelles langues est d'une importance capitale, car elle peut offrir des perspectives importantes pour l'amélioration des méthodes d'enseignement et la promotion de l'intérêt pour l'étude des langues. Dans cette optique, l'objectif de cette étude est d'identifier, dans un contexte interculturel, les aspects du soft power présents dans le phénomène de la vague hallyu qui influencent les gens à vouloir apprendre la langue coréenne. À cette fin, cette recherche est de nature exploratoire, avec une approche qualitative, puisqu'elle cherche à analyser un phénomène social, et quantitative, puisqu'elle utilise un questionnaire structuré pour collecter des données et obtenir des conclusions directes à partir des expériences et des opinions des personnes liées au sujet de la recherche ; ainsi, une recherche bibliographique est utilisée, basée sur différentes sources telles que Joseph Nye (2004), l'Organisation des Nations Unies pour l'éducation, la science et la culture (2006), Hofstede et. al (2010), Korean Culture And Information Service (2011). Par conséquent, cette monographie présente une vue d'ensemble du contexte de l'apprentissage des langues étrangères, en particulier en ce qui concerne l'influence du soft power dans le processus d'acquisition des langues, en soulignant le rôle du phénomène de la vague Hallyu dans la promotion de l'intérêt pour la langue coréenne |
| Palavras-chave: | poder brando onda coreana línguas estrangeiras interculturalidade soft power korean wave foreign languages interculturality poder blando ola coreana lenguas extranjeras interculturalidad puissance douce vague coréenne langues étrangères interculturalité |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31537 |
| Data do documento: | 29-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EMAS21082024.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
