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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Gleicy Schommer | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T12:08:42Z | - |
dc.date.available | 2020-10-21 | - |
dc.date.available | 2024-08-23T12:08:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31571 | - |
dc.description.abstract | This research presents an analysis of the neoliberal governmental techniques that have constituted the education of youngest people and seeks to understand what type of pedagogy is in force in Brazilian basic education and some possible consequences. To this end, we resorted to the history of political movements and articulations that culminated in what we now understand by neoliberalism, as well as the history of pedagogical ideas and political education in Brazil. Then, analysed some of the historical processes of national education, as well as of neoliberal rationality and the State's relationship with the market, we observe some of the elements that today compose national basic education, such as a culture of evaluation, the current use of “abridged textbook” (apostilamento) and programs of socioemotional education, which we call “education for entrance exams” (vestibularização). We observed then, that this process of “vestibularização” has allowed the principle of competition, essential to neoliberalism, also become an educational principle, which ends up reproducing and accentuating educational inequalities. Thus, we conclude that the type of formation current today in Brazilian basic education, occurs in the dissemination of values that are proper to the market and the neoliberal capitalist system, and has formed competitive individuals, and thus, in the absence of a theoretically constructed pedagogy that account of such reality, we call “Competitive Pedagogy” (Pedagogia Concorrencial). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-23T12:08:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GleicySchommerDosSantos_Dissert.pdf: 2016181 bytes, checksum: 88dd632bbbd349791ee177d1d34c531c (MD5) | en |
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dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia Concorrencial | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Cultura de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Apostilamento | pt_BR |
dc.subject | Educação socioemocional | pt_BR |
dc.subject | Competitive Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Evaluation culture | pt_BR |
dc.subject | Abridged textbook | pt_BR |
dc.subject | Socioemotional education | pt_BR |
dc.title | Pedagogia Concorrencial: uma crítica sobre o lugar estratégico da educação básica na produção de valores neoliberais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Simone Magalhaes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1833114674355841 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9467097768892972 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa apresenta uma análise sobre as técnicas governamentais neoliberais que tem constituído a formação das crianças e jovens e busca compreender qual o tipo de pedagogia está vigente na educação básica brasileira e suas possíveis consequências. Para tal, recorreu-se à história dos movimentos e articulações políticas que culminaram no que hoje entendemos por neoliberalismo, bem como à história das ideias pedagógicas e políticas educacionais do Brasil. Analisados então alguns dos processos históricos da educação nacional, bem como da racionalidade neoliberal e a relação do Estado com o mercado, observamos alguns dos elementos que hoje compõem a educação básica nacional, tais como, uma cultura de avaliação, o apostilamento e programas de educação socioemocional, aos quais denominamos em seu conjunto de vestibularização da educação. Observamos então, que esse processo de vestibularização tem permitido com que o princípio da concorrência, essencial ao neoliberalismo, tem se tornado também um princípio educacional, que acaba por reproduzir e acentuar desigualdades educacionais. Assim, concluímos que o tipo de formação vigente hoje na educação básica brasileira, dá-se na disseminação de valores que são próprios ao mercado e ao sistema capitalista neoliberal, e tem formado indivíduos concorrenciais, e assim, na falta de uma pedagogia constituída teoricamente que desse conta de tal realidade, denominamos de Pedagogia Concorrencial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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