Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gleicy Schommer-
dc.date.accessioned2024-08-23T12:08:42Z-
dc.date.available2020-10-21-
dc.date.available2024-08-23T12:08:42Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31571-
dc.description.abstractThis research presents an analysis of the neoliberal governmental techniques that have constituted the education of youngest people and seeks to understand what type of pedagogy is in force in Brazilian basic education and some possible consequences. To this end, we resorted to the history of political movements and articulations that culminated in what we now understand by neoliberalism, as well as the history of pedagogical ideas and political education in Brazil. Then, analysed some of the historical processes of national education, as well as of neoliberal rationality and the State's relationship with the market, we observe some of the elements that today compose national basic education, such as a culture of evaluation, the current use of “abridged textbook” (apostilamento) and programs of socioemotional education, which we call “education for entrance exams” (vestibularização). We observed then, that this process of “vestibularização” has allowed the principle of competition, essential to neoliberalism, also become an educational principle, which ends up reproducing and accentuating educational inequalities. Thus, we conclude that the type of formation current today in Brazilian basic education, occurs in the dissemination of values that are proper to the market and the neoliberal capitalist system, and has formed competitive individuals, and thus, in the absence of a theoretically constructed pedagogy that account of such reality, we call “Competitive Pedagogy” (Pedagogia Concorrencial).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-23T12:08:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GleicySchommerDosSantos_Dissert.pdf: 2016181 bytes, checksum: 88dd632bbbd349791ee177d1d34c531c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-23T12:08:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GleicySchommerDosSantos_Dissert.pdf: 2016181 bytes, checksum: 88dd632bbbd349791ee177d1d34c531c (MD5) Previous issue date: 2020-08-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia Concorrencialpt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCultura de avaliaçãopt_BR
dc.subjectApostilamentopt_BR
dc.subjectEducação socioemocionalpt_BR
dc.subjectCompetitive Pedagogypt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectEvaluation culturept_BR
dc.subjectAbridged textbookpt_BR
dc.subjectSocioemotional educationpt_BR
dc.titlePedagogia Concorrencial: uma crítica sobre o lugar estratégico da educação básica na produção de valores neoliberaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Simone Magalhaes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833114674355841pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9467097768892972pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma análise sobre as técnicas governamentais neoliberais que tem constituído a formação das crianças e jovens e busca compreender qual o tipo de pedagogia está vigente na educação básica brasileira e suas possíveis consequências. Para tal, recorreu-se à história dos movimentos e articulações políticas que culminaram no que hoje entendemos por neoliberalismo, bem como à história das ideias pedagógicas e políticas educacionais do Brasil. Analisados então alguns dos processos históricos da educação nacional, bem como da racionalidade neoliberal e a relação do Estado com o mercado, observamos alguns dos elementos que hoje compõem a educação básica nacional, tais como, uma cultura de avaliação, o apostilamento e programas de educação socioemocional, aos quais denominamos em seu conjunto de vestibularização da educação. Observamos então, que esse processo de vestibularização tem permitido com que o princípio da concorrência, essencial ao neoliberalismo, tem se tornado também um princípio educacional, que acaba por reproduzir e acentuar desigualdades educacionais. Assim, concluímos que o tipo de formação vigente hoje na educação básica brasileira, dá-se na disseminação de valores que são próprios ao mercado e ao sistema capitalista neoliberal, e tem formado indivíduos concorrenciais, e assim, na falta de uma pedagogia constituída teoricamente que desse conta de tal realidade, denominamos de Pedagogia Concorrencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GleicySchommerDosSantos_Dissert.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons