Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Izaura Dangela Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-27T18:07:28Z-
dc.date.available2021-11-24-
dc.date.available2024-08-27T18:07:28Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31592-
dc.description.abstractSince its initial conception, software development has undergone changes in its process flow and scope. The search for systematization generated process models, such as the waterfall model. Over time, software development required more agile and flexible approaches. Such models significantly impact the management and communication processes used by teams to ensure software quality. In order to better understand this scenario, a survey of the concepts and practices documented in the literature was carried out. Based on these items, this work proposes a set of routines and processes that can be applied in a software team in the areas of communication, management and quality. To this end, a case study was carried out with five software development projects from the Digital Video Applications Laboratory. After applying these items, it was realized through a qualitative survey with the scholarship holders that the changes had a positive impact on their daily work and on the perception of quality delivery of the products. Finally, we believe that the practices systematized by this research can be applied in other contexts and software development teams. The impacts and consequences are in charge of future studies in the continuation of this research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-27T18:07:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Izaura D’angela Oliveira Magalhães - TCC.pdf: 2177374 bytes, checksum: 3882cc69acbe35227a4c54a49daa0954 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-27T18:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Izaura D’angela Oliveira Magalhães - TCC.pdf: 2177374 bytes, checksum: 3882cc69acbe35227a4c54a49daa0954 (MD5) Previous issue date: 2021-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectQualidade de softwarept_BR
dc.titleUma proposta de rotinas e processos de gestão, comunicação e qualidade aplicados a projetos de pesquisa e desenvolvimentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Kulesza, Raoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6272616721722861pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1627457866411835pt_BR
dc.description.resumoDesde sua concepção inicial, o desenvolvimento de software passou por mudanças em seu fluxo de processos e escopo. A busca pela sistematização gerou modelos de processos, como o modelo de cascata. Com o passar do tempo, o desenvolvimento de software necessitou de abordagens mais ágeis e flexíveis. Tais modelos impactam significativamente os processos de gestão e comunicação utilizados pelas equipes para garantir a qualidade dos softwares. Com o intuito de compreender melhor esse cenário foi realizado um levantamento dos conceitos e práticas documentadas na literatura. A partir desses itens este trabalho propõe um conjunto de rotinas e processos que podem ser aplicados em uma equipe de software nas áreas de comunicação, gestão e qualidade. Para tal, foi realizado um estudo de caso com cinco projetos de desenvolvimento de software do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital. Após a aplicação desses itens, percebeu-se através de uma sondagem qualitativa com os bolsistas que as mudanças tiveram impacto positivo no dia a dia de trabalho e na percepção da entrega de qualidade dos produtos. Por fim, acreditamos que as práticas sistematizadas por essa pesquisa podem ser aplicadas em outros contextos e times de desenvolvimento de software.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Izaura D’angela Oliveira Magalhães - TCC.pdfTCC2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons