Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Lucas Belarmino da-
dc.date.accessioned2024-08-28T11:56:56Z-
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2024-08-28T11:56:56Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31604-
dc.description.abstractThis work aims to analyze low code platforms, which are visual tools for software development with little or no manual coding. Low-code languages are based on graphical user interfaces and formulas that facilitate the expression of logic and data integration. The research method consisted of applying questionnaires, interviews, and practice tests with teachers from different areas of school education to assess their level of knowledge, interest, and satisfaction regarding low code platforms. The results showed that teachers adhered to the ideas and understood low code platforms as a tool to help school teaching, as they allow them to create customized solutions to their business problems, with ease of use, productivity, innovation and collaboration.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-28T11:56:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) José Lucas Belarbino da Silva - TCC.pdf: 1135146 bytes, checksum: d856009c411c98b1b83ef2e0cf3b36e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-28T11:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) José Lucas Belarbino da Silva - TCC.pdf: 1135146 bytes, checksum: d856009c411c98b1b83ef2e0cf3b36e0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLow-codept_BR
dc.subjectPlataformaspt_BR
dc.subjectEnsino escolarpt_BR
dc.subjectLinguagem de programação de computadorpt_BR
dc.titleUma análise do desenvolvimento das linguagens low code e sus perspectivas de introdução e contribuição no âmbito educacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lincoln David Nery e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0721450925602821pt_BR
dc.description.resumoEste TCC explora o crescimento das linguagens low-code e sua potencial contribuição para a educação escolar. O trabalho é dividido em várias etapas, incluindo uma visão geral histórica do desenvolvimento low-code, uma análise de seu uso no ambiente escolar e uma revisão das plataformas low-code existentes para fins educacionais. A pesquisa também inclui entrevistas com professores para entender suas perspectivas sobre o presente e o futuro do low-code na educação. O desenvolvimento low-code vem ganhando popularidade nos últimos anos devido à sua capacidade de simplificar o processo de criação de aplicativos de software. No ambiente escolar, as plataformas low-code podem fornecer aos alunos uma maneira acessível de aprender sobre programação e desenvolver seus próprios projetos. Várias plataformas low code foram desenvolvidas especificamente para fins educacionais, oferecendo uma variedade de ferramentas e recursos para professores e alunos. Por meio de entrevistas com professores, este TCC visa entender o estado atual do low-code na educação e seu potencial para crescimento futuro. A pesquisa sugere que o low code tem o potencial de revolucionar a maneira como a programação é ensinada nas escolas, tornando-a mais acessível e envolvente para os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Lucas Belarbino da Silva - TCC.pdfTCC1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons