Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31607Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Juari Moura da | - |
| dc.date.accessioned | 2024-08-28T12:45:08Z | - |
| dc.date.available | 2022-07-08 | - |
| dc.date.available | 2024-08-28T12:45:08Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31607 | - |
| dc.description.abstract | The present study proposes a qualitative research on the application of Computational Thinking in the process of teaching mathematics, making use of resources and methodologies that can contribute to the students' learning process from the first to the fifth year of elementary school. The contents searched are directed to general information about Computational Thinking, its applications in various areas of knowledge and the results achieved, also with regard to the framework alluding to learning in the field of Mathematics, since, students have difficulties in understanding the contents of the discipline. Scientific documents that allow the identification of learning situations that have evolved positively with the use of Computational Thinking are analyzed through a teaching approach that uses several techniques that facilitate the understanding and resolution of the proposed problems. With the analysis of all the researched content, the importance that the resources originated from the Computational Thinking gradually present in educational spaces can be evidenced, supported mainly by the technological evolution present in the daily life of everyone, including the students. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-28T12:45:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Juari Moura da Silva_TCC.pdf: 1531636 bytes, checksum: c5b17373a2b3be1d309279caa28e8ae4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-28T12:45:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Juari Moura da Silva_TCC.pdf: 1531636 bytes, checksum: c5b17373a2b3be1d309279caa28e8ae4 (MD5) Previous issue date: 2021-12-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Computação | pt_BR |
| dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
| dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | O pensamento computacional aplicado no ensino da matemática para alunos das séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Massera, José Miguel Aroztegui | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6295539300088848 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente estudo propõe uma pesquisa qualitativa sobre a aplicação do Pensamento Computacional no processo de ensino da matemática, fazendo o uso de recursos e metodologias que possam contribuir com o processo de aprendizagem de alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os conteúdos buscados são direcionados às informações gerais sobre o Pensamento Computacional, suas aplicações em diversas áreas do conhecimento e os resultados alcançados, também, no que se refere ao quadro alusivo ao aprendizado no campo da Matemática, visto que, os alunos apresentam dificuldades na compreensão dos conteúdos da disciplina. São analisados documentos científicos que permitem identificar situações de aprendizagem que evoluíram positivamente com o uso do Pensamento Computacional por meio de uma abordagem de ensino que usa diversas técnicas que facilitam a compreensão e a resolução dos problemas propostos. Com a análise de todo o conteúdo pesquisado pode ser evidenciada a importância que os recursos originados do Pensamento Computacional apresentam gradativamente nos espaços educacionais, apoiados principalmente pela evolução tecnológica presentes no cotidiano de todos, inclusive dos educandos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Computação Científica | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Juari Moura da Silva_TCC.pdf | TCC | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
