Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Lucas Costa-
dc.date.accessioned2024-08-29T13:37:00Z-
dc.date.available2023-11-30-
dc.date.available2024-08-29T13:37:00Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31634-
dc.description.abstractIdentifying the most efficient route between two points plays a fundamental role in various applications, ranging from navigation systems to character control in video games and data packet routing optimization. The main objective of this study was the application of a best-path search algorithm. To achieve this goal, a traffic simulation was developed in a three-dimensional environment with the assistance of the Unity Engine game engine. In this environment, vehicles are able to determine their routes based on the implementation of the A* algorithm. The work involved the creation of five distinct scenarios in which, after analyzing traffic flow under different parameters, it was possible to assess the efficiency of different road structures and observe how better route choices can impact congestion. This study allowed for learning programming in a game development environment, as well as the implementation and understanding of the A* algorithm in a graphical simulation environment. It was possible to recognize the importance of this algorithm in urban mobility studies and efficient transportation infrastructure planning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-29T13:37:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Lucas Costa Bezerra_TCC.pdf: 3575476 bytes, checksum: 2069b9d654ca559f34e2bef599706f4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-29T13:37:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Lucas Costa Bezerra_TCC.pdf: 3575476 bytes, checksum: 2069b9d654ca559f34e2bef599706f4d (MD5) Previous issue date: 2023-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlgorítmopt_BR
dc.subjectSimulação de tráfegopt_BR
dc.subjectUnity enginept_BR
dc.subjectOtimização de rotaspt_BR
dc.titleSimulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unitypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Liliane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240551533292579pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1747533537736032pt_BR
dc.description.resumoIdentificar a rota mais eficiente entre dois pontos desempenha um papel fundamental em diversas aplicações, abrangendo desde sistemas de navegação, até o controle de personagem em jogos digitais e a otimização do encaminhamento de pacotes de dados. Este estudo teve como objetivo central a aplicação de um algoritmo de busca do melhor caminho. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma simulação de trânsito em um ambiente tridimensional, com o auxílio do motor de jogo Unity Engine. Nesse ambiente, os veículos são capazes de determinar suas rotas, com base na implementação do algoritmo A*. O trabalho envolveu a criação de cinco cenários distintos nos quais, após a análise do fluxo de trânsito sob diferentes parâmetros, foi possível verificar a eficiência de diferentes estruturas vi´ arias, assim como observar como uma melhor escolha de rotas consegue impactar no congestionamento. Este estudo permitiu o aprendizado de programação em um ambiente de desenvolvimento de jogos, bem como a implementação e compreensão do algoritmo A* em um ambiente gráfico de simulação. Assim sendo, foi possível perceber a importância deste algoritmo em estudos de mobilidade urbana e planejamento de infraestrutura eficiente de transporte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Costa Bezerra_TCC.pdfTCC3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons