Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3165Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silveira, Ludmilla Kauffmann Fidalgo Cardoso da | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-12T12:02:23Z | - |
| dc.date.available | 2013-04-16 | - |
| dc.date.available | 2017-12-12T12:02:23Z | - |
| dc.date.issued | 2013-04-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3165 | - |
| dc.description.abstract | The present research is the result of the restlessness concerning the methodologies used in Portuguese Lesson classes, especifically those of Litterature in the 9th grade of Basic School. In the teaching practices used throughout these years, we could observe the lack and/ or the inneficiency of methodological artifices in some municipal schools in the city of João Pessoa in the state of Paraíba. In search for a more complete and clarifying analysis, we analysed the school book “Para viver juntos” of the authors: Greta Marchetti, Heidi Strecker e Mirella L. Cleto, used in most school of the municipal school net. For that reason we based ourselves upon the PCN’S (National Curricular Parameters) and as the research’s theoretical foundation we turned to the studies of Magda Soares, Regina Zilberman, Irandé Antunes, João Wanderley Geraldi and co-workers. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-12T12:02:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LKFCO16042013.pdf: 394560 bytes, checksum: 9c5160fa31179cb79f9abfa9dc575084 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-12T12:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LKFCO16042013.pdf: 394560 bytes, checksum: 9c5160fa31179cb79f9abfa9dc575084 (MD5) Previous issue date: 2013-04-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.title | Reflexão sobre o ensino da literatura a partir de um livro didático | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Machado, Gláucia Vieira | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado da inquietação acerca das metodologias utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente as de literatura do 9º ano do Ensino Fundamental. Nas práticas pedagógicas utilizadas ao longo desses anos, pudemos observar a falta e/ou a ineficiência de artifícios metodológicos em algumas escolas municipais da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. Em busca de uma análise mais completa e esclarecedora, analisamos o livro didático “Para viver juntos” das autoras: Greta Marchetti, Heidi Strecker e Mirella L. Cleto, utilizado em grande parte das escolas da rede municipal de ensino. Para tanto, tomamos como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) e como alicerce teórico da pesquisa, nos valemos dos estudos de Magda Soares, Regina Zilberman, Irandé Antunes, João Wanderley Geraldi e colaboradores. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LKFCO16042013.pdf | 385,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
