Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Ludmilla Kauffmann Fidalgo Cardoso da-
dc.date.accessioned2017-12-12T12:02:23Z-
dc.date.available2013-04-16-
dc.date.available2017-12-12T12:02:23Z-
dc.date.issued2013-04-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3165-
dc.description.abstractThe present research is the result of the restlessness concerning the methodologies used in Portuguese Lesson classes, especifically those of Litterature in the 9th grade of Basic School. In the teaching practices used throughout these years, we could observe the lack and/ or the inneficiency of methodological artifices in some municipal schools in the city of João Pessoa in the state of Paraíba. In search for a more complete and clarifying analysis, we analysed the school book “Para viver juntos” of the authors: Greta Marchetti, Heidi Strecker e Mirella L. Cleto, used in most school of the municipal school net. For that reason we based ourselves upon the PCN’S (National Curricular Parameters) and as the research’s theoretical foundation we turned to the studies of Magda Soares, Regina Zilberman, Irandé Antunes, João Wanderley Geraldi and co-workers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-12T12:02:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LKFCO16042013.pdf: 394560 bytes, checksum: 9c5160fa31179cb79f9abfa9dc575084 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T12:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LKFCO16042013.pdf: 394560 bytes, checksum: 9c5160fa31179cb79f9abfa9dc575084 (MD5) Previous issue date: 2013-04-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleReflexão sobre o ensino da literatura a partir de um livro didáticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Gláucia Vieira-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado da inquietação acerca das metodologias utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente as de literatura do 9º ano do Ensino Fundamental. Nas práticas pedagógicas utilizadas ao longo desses anos, pudemos observar a falta e/ou a ineficiência de artifícios metodológicos em algumas escolas municipais da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. Em busca de uma análise mais completa e esclarecedora, analisamos o livro didático “Para viver juntos” das autoras: Greta Marchetti, Heidi Strecker e Mirella L. Cleto, utilizado em grande parte das escolas da rede municipal de ensino. Para tanto, tomamos como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) e como alicerce teórico da pesquisa, nos valemos dos estudos de Magda Soares, Regina Zilberman, Irandé Antunes, João Wanderley Geraldi e colaboradores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LKFCO16042013.pdf385,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons