Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Junior, Luiz Carlos Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-09-03T12:20:46Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-09-03T12:20:46Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31671-
dc.description.abstractThis thesis investigates the importance of improvisation as a tool to promote autonomy in electric bass teaching. The research, conducted with professors and students from the music degree program at UFPB, analyzes pedagogical practices, perceptions of improvisation, and the challenges faced by students. The study reveals that improvisation is recognized by professors and students as a fundamental element for the development of musical autonomy, stimulating creativity, independent thinking, and autonomous musical decision-making. The research demonstrates that promoting autonomy is a central objective in improvisation teaching, allowing students to develop their own musical voice, explore new sounds and techniques, and make independent musical decisions. The study identifies challenges faced by students, such as lack of confidence, difficulty thinking in real time, and the need for practice and theoretical knowledge, but highlights that these obstacles can be overcome with structured and supportive teaching. The research proposes four improvisation teaching strategies: Cultivating Confidence and Personal Expression, Integrating Repertoire and Creativity, Promoting Creativity Through Freedom and Exploration, and Collaborative and Horizontal Learning. The study's conclusions point to the need to expand the study of improvisation in the context of formal music education, recognizing its importance for the training of more musically prepared, motivated, expressive, and market-ready students. The research highlights the importance of improvisation as a tool to promote autonomy in electric bass teaching, contributing to the training of more creative, expressive, and independent musicians.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-03T12:20:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCBSJ22082024.pdf: 636269 bytes, checksum: af7b819507c0413592ef48a633feff59 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-03T12:20:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCBSJ22082024.pdf: 636269 bytes, checksum: af7b819507c0413592ef48a633feff59 (MD5) Previous issue date: 2024-08-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectImprovisação musicalpt_BR
dc.subjectBaixo elétrico - Ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - Licenciatura - UFPBpt_BR
dc.titleImprovisação como ferramenta para promover autonomia no ensino de baixo elétrico : um estudo na Universidade Federal da Paraíba.pt_BR
dc.title.alternativeImprovisation as a tool to promote autonomy in teaching electric bass: a study at the Federal University of Paraíba.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Anderson de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2094899900395247pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) investiga a importância da improvisação como ferramenta para promover a autonomia no ensino de baixo elétrico. A pesquisa, realizada com professores e alunos do curso de licenciatura em música da UFPB, analisa as práticas pedagógicas, as percepções sobre a improvisação e os desafios enfrentados pelos estudantes. O estudo revela que a improvisação é reconhecida por professores e alunos como um elemento fundamental para o desenvolvimento da autonomia musical, estimulando a criatividade, o pensamento independente e a tomada de decisões musicais autônomas. A pesquisa demonstra que a promoção da autonomia é um objetivo central no ensino da improvisação, permitindo que os alunos desenvolvam sua própria voz musical, explorem novas sonoridades e técnicas, e tomem decisões musicais independentes. O estudo identifica desafios enfrentados pelos alunos, como falta de confiança, dificuldade de pensar em tempo real e necessidade de prática e conhecimento teórico, mas destaca que esses obstáculos podem ser superados com um ensino estruturado e de apoio. A pesquisa propõe quatro estratégias de ensino de improvisação: Cultivando Confiança e Expressão Pessoal, Integrando Repertório e Criatividade, Promovendo a Criatividade Através da Liberdade e da Exploração, e Aprendizagem Colaborativa e Horizontal. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de ampliar o estudo da improvisação no contexto do ensino formal de música, reconhecendo sua importância para a formação de alunos mais preparados musicalmente, motivados, expressivos e inseridos no mercado de trabalho. A pesquisa destaca a importância da improvisação como ferramenta para promover a autonomia no ensino de baixo elétrico, contribuindo para a formação de músicos mais criativos, expressivos e independentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCBSJ22082024.pdf621,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons