Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Artur Silva Souza-
dc.date.accessioned2024-09-03T12:40:13Z-
dc.date.available2024-05-23-
dc.date.available2024-09-03T12:40:13Z-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31673-
dc.description.abstractThe present study addresses the use of YouTube by piano students at the Federal University of Paraíba and aimed to understand how these students utilize the YouTube platform in their musical learning. The research adopted a qualitative approach, using a questionnaire and semi structured interviews as investigative tools. A total of three piano students were interviewed. The data analysis revealed that students primarily use YouTube to listen to and watch performances, which serve as a musical reference for their own performances, as well as for lessons such as master classes, videos on music theory, and composers. It was found that YouTube indeed serves as a space for music teaching and learning today, necessitating an understanding and reflection on its use.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-03T12:40:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASSS23052024.pdf: 2183391 bytes, checksum: 5bd6d14020e143e68730649b988eae9e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-03T12:40:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASSS23052024.pdf: 2183391 bytes, checksum: 5bd6d14020e143e68730649b988eae9e (MD5) Previous issue date: 2024-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectPiano - Aprendizado - Youtubept_BR
dc.subjectMúsica - Plataformas de vídeopt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino - UFPBpt_BR
dc.titleAprendizado musical de estudantes de piano na plataforma Youtube.pt_BR
dc.title.alternativeMusical learning of piano students on the Youtube platform.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrame, Juciane Araldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575444703062327pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda o uso do YouTube por alunos de piano da Universidade Federal da Paraíba e teve como objetivo geral compreender como os alunos de piano usam a plataforma YouTube no seu aprendizado musical. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com a utilização de questionário e entrevista semiestruturada como recursos investigativos. No total foram entrevistados três alunos de piano. Como resultado das análises dos dados, foi possível constatar que os alunos utilizam o YouTube principalmente para ouvir e assistir a interpretações, as quais servem como fonte de referência musical para suas próprias performances, além de aulas, como master classes, vídeos de teoria musical e compositores. Averiguou-se que, de fato, o YouTube se configura como um espaço para o ensino e aprendizagem de música atualmente, sendo necessário compreender e refletir sobre sua utilização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSS23052024.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons