Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Karen Arielle Xavier de Alvarenga-
dc.date.accessioned2024-09-03T13:49:36Z-
dc.date.available2024-05-23-
dc.date.available2024-09-03T13:49:36Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31680-
dc.description.abstractUsing a qualitative approach, this work analyzes statements from students on UFPB harp courses, collected through semi-structured interviews, and examines documents relating to pedagogical projects. It aims to understand how harp students at UFPB established a relationship with the instrument in their musical training process. For this, the principles of Viktor Frankl's Logotheory and their application in the musical context were used as theoretical support. All interviewees, at some point in their lives, had the desire to have contact with the harp, awakened by an imaginary constructed through media resources. The actual encounter with this instrument seemed very distant from their sociocultural reality. However, the realization of this desire was provided by the music courses at UFPB. This made it possible to build a new meaning in their lives, discover new skills and perspectives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-03T13:49:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KAXAL23052024.pdf: 699199 bytes, checksum: c6d92fe0cd680bfdb4cf19c4ef00311d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-03T13:49:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KAXAL23052024.pdf: 699199 bytes, checksum: c6d92fe0cd680bfdb4cf19c4ef00311d (MD5) Previous issue date: 2024-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectMúsica - Formaçãopt_BR
dc.subjectHarpa - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLogoteoriapt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titleEnsino da harpa na UFPB : relação dos alunos com o instrumento no processo de formação musical.pt_BR
dc.title.alternativeHarp teaching at UFPB: students' relationship with the instrument in the musical education process.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cury, Monica Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5073759741293783pt_BR
dc.description.resumoNuma abordagem qualitativa, este trabalho analisa depoimentos de alunos dos cursos de harpa da UFPB, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e examina documentos referentes aos projetos pedagógicos. Tem como objetivo geral entender como alunos de harpa da UFPB estabeleceram relação com o instrumento no seu processo de formação musical. Para isso, foi usado como suporte teórico os princípios da Logoteoria de Viktor Frankl e sua aplicação no contexto musical. Todos os entrevistados, em algum momento das suas vidas, tiveram o desejo de ter contato com a harpa, despertado por um imaginário construído por meio de recursos midiáticos. O encontro real com esse instrumento parecia muito distante da realidade sociocultural deles. No entanto, a realização desse desejo foi proporcionado pelos cursos de música da UFPB. Isso possibilitou a construção de um novo sentido na vida deles, a descoberta de novas habilidades e perspectivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAXAL23052024.pdf682,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons