Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rafael Alves de-
dc.date.accessioned2017-12-12T12:24:15Z-
dc.date.available2013-04-16-
dc.date.available2017-12-12T12:24:15Z-
dc.date.issued2013-04-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3168-
dc.description.abstractLearn the phonetics and phonological aspects of a second language (L2) is fundamental to have a good command of her (Lima Jr., 2010). Ergo, would be interesting that the L2 learners developed the ability of to articulate the phonemes that are not in their maternal language (L1). However, the phonemics table intersection between different languages provides a projection of the segments characteristics of his L1 through the L2, approaching point and manner of articulation more like. Based on the pronunciation of German speakers learning Brazilian Portuguese, was create an sonorous corpus data to analyses, based on acoustic and articulatory phonetics, the most incidence problems as the devoiced plosives  aspirations; the voiced alveolar plosive  and of the voiced fricative  devoicing; the glotal fricative  and of the alveolar tap  erasing; and the palatal lateral  approximant velarization, and based on this problems, were created articulatory phonetics exercises aiming a better articulatory performance when were pronounce the phonic segments questioned. The corpus data to be analyzed occurred in three ways (after intervention, during the intervention and before intervention), to analyses the evolution rate of the German students learning the PLE. The results shown that exercises applied were effective and that the pronunciation teaching in class, associated to the acoustic and articulatory phonetics, is very important to the student’s pronunciation evolution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-12T12:24:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RAO16042013.pdf: 1078740 bytes, checksum: 4bbf0a4c76fd569d47ec44619f160c04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T12:24:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RAO16042013.pdf: 1078740 bytes, checksum: 4bbf0a4c76fd569d47ec44619f160c04 (MD5) Previous issue date: 2013-04-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectFonética articulatóriapt_BR
dc.subjectFonética acústicapt_BR
dc.subjectPortuguês - Pronúnciapt_BR
dc.titleBase acústico-articulatórias para o aprimoramento da pronúncia de algumas consoantes por teutofalantes aprendizes do português brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Stein, Cirineu Cecote-
dc.description.resumoAprender os traços fonético-fonológicos de uma segunda língua (L2) é fundamental para se ter um bom comando dela (Lima Jr., 2010). Logo, seria bastante viável que os aprendizes de uma L2 desenvolvessem a capacidade de articular os fones que não estão presentes em sua língua materna (L1). Todavia, a intersecção entre os quadros fonêmicos entre línguas distintas propicia à projeção das características dos segmentos de sua L1 sobre a L2, aproximando ponto e/ou modo de articulação mais parecidos (ECKMAN, 2004). Assim, com base na pronúncia de teutofalantes aprendizes do Português Brasileiro, criou-se um corpus de dados sonoro para analisarmos, com base na fonética acústico-articulatória, os problemas mais incidentes, tais como a aspiração das consoantes oclusivas surdas ; o desvozeamento da oclusiva alveolar sonora e da fricativa alveolar sonora ; o apagamento da fricativa glotal e do tepe alveolar ; e a velarização da lateral alveolar, e, a partir desses problemas, foram criados exercícios fonético-articulatórios que visaram um melhor desempenho articulatório na pronúncia dos segmentos fônicos em questão. A coleta de dados para análise ocorreu em três etapas (pré-intervenção, durante a intervenção e pós- intervenção), a fim de analisar o grau de evolução das estudantes alemãs aprendizes de PLE. Os resultados mostraram que os exercícios aplicados foram eficazes e que o ensino da pronúncia em sala de aula, aliado a fonética acústico-articulatória, é bastante importante para a evolução da pronúncia dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAO16042013.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons