Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Morgana Gabrielly Morais da-
dc.date.accessioned2024-09-04T12:30:00Z-
dc.date.available2024-06-15-
dc.date.available2024-09-04T12:30:00Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31693-
dc.description.abstractThe current work searches to understand the pedagogic pathways of the workshops ministred by the percussion group As Calungas beginnig a investigation about the music production from the members, who act in the city of João Pessoa, in the state of Paraíba, Brazil. To develop the work, analysis of interviews with the group members was made, using audio resources and interview transcriptions. Starting from feminist concepts and traditional folklore we look about the collected material of the interviews handed by the members. We realize that the group uses in their pedagogy about aspects of the traditional folklore, and the cornerstone of the workshops is the orality and, by consequence, the mimicry and reproductions of the teachings by the members.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-04T12:30:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGMS15052024.pdf: 1086945 bytes, checksum: 5cb35325c49aa9adfb3bb680a69e1b46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-04T12:30:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGMS15052024.pdf: 1086945 bytes, checksum: 5cb35325c49aa9adfb3bb680a69e1b46 (MD5) Previous issue date: 2024-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectAs Calungas - Oficina musicalpt_BR
dc.subjectPercussãopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMúsica - Cultura popularpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas das oficineiras do Projeto "As Calungas".pt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices of the workshop instructors of the "As Calungas" Project.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mestrinel, Francisco de Assis Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281859176038800pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou compreender como se dão os percursos pedagógicos das oficinas ministradas pelo grupo percussivo “As Calungas”, partindo de uma investigação a respeito do fazer musical das oficineiras, que atuam na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas análises de entrevistas narrativas, realizadas com as integrantes do grupo, utilizando plataformas de áudio e transcrição de toda a entrevista. A partir de conceitos feministas e da cultura tradicional popular, refletimos sobre o material colhido das entrevistas cedidas pelas oficineiras. Percebemos que o grupo utiliza em seu fazer pedagógico aspectos da cultura tradicional popular, no qual o principal instrumento das oficinas é a oralidade e, por conseguinte, a imitação e a reprodução dos ensinamentos pelas oficinandas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGMS15052024.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons