Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31693
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Morgana Gabrielly Morais da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T12:30:00Z | - |
dc.date.available | 2024-06-15 | - |
dc.date.available | 2024-09-04T12:30:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31693 | - |
dc.description.abstract | The current work searches to understand the pedagogic pathways of the workshops ministred by the percussion group As Calungas beginnig a investigation about the music production from the members, who act in the city of João Pessoa, in the state of Paraíba, Brazil. To develop the work, analysis of interviews with the group members was made, using audio resources and interview transcriptions. Starting from feminist concepts and traditional folklore we look about the collected material of the interviews handed by the members. We realize that the group uses in their pedagogy about aspects of the traditional folklore, and the cornerstone of the workshops is the orality and, by consequence, the mimicry and reproductions of the teachings by the members. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-04T12:30:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGMS15052024.pdf: 1086945 bytes, checksum: 5cb35325c49aa9adfb3bb680a69e1b46 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-04T12:30:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGMS15052024.pdf: 1086945 bytes, checksum: 5cb35325c49aa9adfb3bb680a69e1b46 (MD5) Previous issue date: 2024-05-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música (Licenciatura) | pt_BR |
dc.subject | As Calungas - Oficina musical | pt_BR |
dc.subject | Percussão | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Música - Cultura popular | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas das oficineiras do Projeto "As Calungas". | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical practices of the workshop instructors of the "As Calungas" Project. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mestrinel, Francisco de Assis Santana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8281859176038800 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou compreender como se dão os percursos pedagógicos das oficinas ministradas pelo grupo percussivo “As Calungas”, partindo de uma investigação a respeito do fazer musical das oficineiras, que atuam na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas análises de entrevistas narrativas, realizadas com as integrantes do grupo, utilizando plataformas de áudio e transcrição de toda a entrevista. A partir de conceitos feministas e da cultura tradicional popular, refletimos sobre o material colhido das entrevistas cedidas pelas oficineiras. Percebemos que o grupo utiliza em seu fazer pedagógico aspectos da cultura tradicional popular, no qual o principal instrumento das oficinas é a oralidade e, por conseguinte, a imitação e a reprodução dos ensinamentos pelas oficinandas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MGMS15052024.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons