Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade, Thayssa de Lima Silva-
dc.date.accessioned2024-09-04T13:14:21Z-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-09-04T13:14:21Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31695-
dc.description.abstractCurrently, there is a diversity of pedagogical practices, one of the possibilities being video and audio transmission platforms. Therefore, this work aims to promote different forms of teaching and seek the relevance that the use of technological sources can facilitate the path of learning. This research, of a qualitative nature, uses the YouTube space as a subject of analysis in its methodological approach. Observation, analysis and semi-structured interviews were used as investigative resources for the research. With the analysis of the data, it was possible to interpret the pedagogical-musical perception used in the Clarinete simples assim channel. With this, the potential of channels as a space for teaching and learning music is understood. The results show in practice how this teaching and learning happens through the interactions perceived between the creator and the followers of his channel. Therefore, we can see the implications that the platform makes possible, leading music educators to reflect on their teaching in this context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-04T13:14:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TLST25042024.pdf: 1816131 bytes, checksum: c081e1d8f84d50433d327eaeb6328cfb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-04T13:14:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TLST25042024.pdf: 1816131 bytes, checksum: c081e1d8f84d50433d327eaeb6328cfb (MD5) Previous issue date: 2023-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectClarinete - Ensinopt_BR
dc.subjectYoutube - Ensino de músicapt_BR
dc.titlePedagogias musicais : o ensino do clarinete no Youtube.pt_BR
dc.title.alternativeMusical pedagogies: teaching the clarinet on Youtube.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrame, Juciane Araldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575444703062327pt_BR
dc.contributor.advisor2Marques, Gutenberg de Lima-
dc.description.resumoAtualmente, existe uma diversidade de modalidade das práticas pedagógicas, uma das possibilidades se encontra nas plataformas de transmissão de vídeo e áudio. Com isso, este trabalho visa analisar as práticas de ensino do clarinete no canal Clarinete simples assim e buscar a relevância do uso consciente das fontes tecnológicas e como este pode facilitar o aprendizado. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza o espaço do YouTube como sujeito de análise na sua abordagem metodológica. Foram utilizados a observação, análise e entrevista semiestruturada como recurso investigatório da pesquisa. Com a análise dos dados, pôde-se interpretar a percepção pedagógico-musical empregada no canal Clarinete simples assim. Com isso, compreende-se a potencialidade de canais no YouTube como um espaço para o ensino e aprendizagem musical. Os resultados evidenciam na prática como esse ensino e aprendizagem acontece por meio das interações percebidas entre o idealizador e os seguidores do seu canal. Logo, percebem-se as implicações que a plataforma possibilita, levando educadores musicais a refletirem sobre suas didáticas nesse contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLST25042024.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons