Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Luciana Castro-
dc.date.accessioned2024-09-04T15:25:01Z-
dc.date.available2024-09-04T15:25:01Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31704-
dc.description.abstractThis present academic work aims to investigate the behavior of students concluding the Librarianship course at the Federal University of Paraíba, in the period 2019.2, when sharing information in the era of fake news, through social media. For this purpose, a case study with a qualitative approach was done as the methodology, under the classification proposed by Gil (2017), as basic, applied, and exploratory research. The instrument for data collection and analysis was through online conversations with graduates of the Librarianship course at the Federal University of Paraíba, in the period 2019.2. It was found that respondents are feeling the spreadof misinformation, and it is still a constant challenge to establish fact-checking in the face of the large accumulation of information constantly propagated in digital social media. It was concluded that future librarians can use their informational competence to help avoid sharing incorrect information, guiding users.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-05-09T12:16:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCC09052024.pdf: 1011786 bytes, checksum: 84fdc1bdba5e62cba60e67bcb2d604a4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-09-04T15:25:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCC09052024.pdf: 1011786 bytes, checksum: 84fdc1bdba5e62cba60e67bcb2d604a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-04T15:25:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCC09052024.pdf: 1011786 bytes, checksum: 84fdc1bdba5e62cba60e67bcb2d604a4 (MD5) Previous issue date: 2020-04-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.titleO compartilhamento de informações em tempos de Fake News: um estudo com alunos concluintes do curso de Biblioteconomia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Geysa Flávia Câmara de Lima-
dc.description.resumoEste presente trabalho tem por finalidade investigar o comportamento dos alunos concluintes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2019.2, ao compartilhar informações na era das fake News, através das mídias sociais. Para tanto, foi utilizada, como metodologia, um estudo de caso de abordagem qualitativa, sob classificação proposta por Gil (2017) sendo uma pesquisa básica, aplicada e exploratória. O instrumento de coleta de dados e análise foi através de questionário on-line com os concluintes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2019.2. Constatou-se que os respondentes são suscetíveis a disseminação de desinformações, e percebe-se ainda ser um desafio constante estabelecer a checagem dos fatos diante do grande acúmulo de informações propagadas nas mídias sociais digitais constantemente. Conclui-se que os futuros bibliotecários podem utilizar sua competência informacional para ajudar a evitar o compartilhamento de informações incorretas, orientando os usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCC09052024.pdf988,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons