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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31714
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLauriano, Natália Alves-
dc.date.accessioned2024-09-04T17:56:29Z-
dc.date.available2023-11-06-
dc.date.available2024-09-04T17:56:29Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31714-
dc.description.abstractThe automotive market, in search of lighter and more efficient solutions, has increased the use of polymers in the production of parts. Polypropylene, due to its cost-benefit and variety of applications, is a promising choice. The addition of reinforcing fillers such as fiberglass and talc can significantly improve the thermal and mechanical properties of these materials. This work aimed to carry out a comparative analysis of the rheological, mechanical and thermal properties of polypropylene compounds reinforced with glass fibers and talc. Where it was observed how each load affected the properties of the injected parts. The results demonstrated that the glass fiber reinforced material has higher tensile strength, elastic modulus and softening temperature, while talc reinforced compounds have higher elongation, impact resistance and fluidity. These findings have important implications for the application of reinforced polypropylene in the automotive industry, optimizing material performance and efficiency.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2024-09-04T17:56:29Z No. of bitstreams: 1 TCC_NATÁLIA ALVES LAURIANO.pdf: 773216 bytes, checksum: 29fce7e33bae9a27957574c5a1aa92e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-04T17:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_NATÁLIA ALVES LAURIANO.pdf: 773216 bytes, checksum: 29fce7e33bae9a27957574c5a1aa92e8 (MD5) Previous issue date: 2023-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectpolímerospt_BR
dc.subjecttalcopt_BR
dc.subjectpeças automotivaspt_BR
dc.subjectpolipropilenopt_BR
dc.subjectfibra de vidropt_BR
dc.titleEstudo comparativo de diferentes cargas adicionadas ao polipropileno para aplicação na indústria automobilísticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Josilene de Assis-
dc.description.resumoO mercado automobilístico, em busca de soluções mais leves e eficientes, tem aumentado o uso de polímeros na produção de peças. O polipropileno, devido ao seu custo-benefício e variedade de aplicações, é uma escolha promissora. A adição de cargas de reforço, como fibra de vidro e talco, pode melhorar significativamente as propriedades térmicas e mecânicas desses materiais. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa das propriedades reológicas, mecânicas e térmicas dos compósitos de polipropileno reforçados com fibras de vidro e talco. Onde foi observado como cada carga afetou as propriedades das peças injetadas. Os resultados mostraram que o material reforçado com fibra de vidro exibe maior resistência à tração, módulo elástico e temperatura de amolecimento, enquanto os compósitos reforçados com talco apresentam maior alongamento, resistência ao impacto e fluidez. Essas descobertas têm implicações importantes para a aplicação de polipropileno reforçado na indústria automobilística, otimizando o desempenho e a eficiência dos materiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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