Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31714Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lauriano, Natália Alves | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-04T17:56:29Z | - |
| dc.date.available | 2023-11-06 | - |
| dc.date.available | 2024-09-04T17:56:29Z | - |
| dc.date.issued | 2023-10-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31714 | - |
| dc.description.abstract | The automotive market, in search of lighter and more efficient solutions, has increased the use of polymers in the production of parts. Polypropylene, due to its cost-benefit and variety of applications, is a promising choice. The addition of reinforcing fillers such as fiberglass and talc can significantly improve the thermal and mechanical properties of these materials. This work aimed to carry out a comparative analysis of the rheological, mechanical and thermal properties of polypropylene compounds reinforced with glass fibers and talc. Where it was observed how each load affected the properties of the injected parts. The results demonstrated that the glass fiber reinforced material has higher tensile strength, elastic modulus and softening temperature, while talc reinforced compounds have higher elongation, impact resistance and fluidity. These findings have important implications for the application of reinforced polypropylene in the automotive industry, optimizing material performance and efficiency. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2024-09-04T17:56:29Z No. of bitstreams: 1 TCC_NATÁLIA ALVES LAURIANO.pdf: 773216 bytes, checksum: 29fce7e33bae9a27957574c5a1aa92e8 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-04T17:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_NATÁLIA ALVES LAURIANO.pdf: 773216 bytes, checksum: 29fce7e33bae9a27957574c5a1aa92e8 (MD5) Previous issue date: 2023-10-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | polímeros | pt_BR |
| dc.subject | talco | pt_BR |
| dc.subject | peças automotivas | pt_BR |
| dc.subject | polipropileno | pt_BR |
| dc.subject | fibra de vidro | pt_BR |
| dc.title | Estudo comparativo de diferentes cargas adicionadas ao polipropileno para aplicação na indústria automobilística | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Josilene de Assis | - |
| dc.description.resumo | O mercado automobilístico, em busca de soluções mais leves e eficientes, tem aumentado o uso de polímeros na produção de peças. O polipropileno, devido ao seu custo-benefício e variedade de aplicações, é uma escolha promissora. A adição de cargas de reforço, como fibra de vidro e talco, pode melhorar significativamente as propriedades térmicas e mecânicas desses materiais. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa das propriedades reológicas, mecânicas e térmicas dos compósitos de polipropileno reforçados com fibras de vidro e talco. Onde foi observado como cada carga afetou as propriedades das peças injetadas. Os resultados mostraram que o material reforçado com fibra de vidro exibe maior resistência à tração, módulo elástico e temperatura de amolecimento, enquanto os compósitos reforçados com talco apresentam maior alongamento, resistência ao impacto e fluidez. Essas descobertas têm implicações importantes para a aplicação de polipropileno reforçado na indústria automobilística, otimizando o desempenho e a eficiência dos materiais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Engenharia Química | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Química | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_NATÁLIA ALVES LAURIANO.pdf | 755,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
