Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes Júnior, Antônio Pereira-
dc.date.accessioned2024-09-04T18:32:34Z-
dc.date.available2024-09-04T18:32:34Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31717-
dc.description.abstractEste trabajo, a través de una investigación bibliográfica cuantitativa, tiene como objetivo comprender la situación escolar actual de los alumnos de una escuela pública del municipio de Cuitegi - PB, debido al cambio de clases presenciales a clases remotas por la pandemia de COVID-19, buscando resaltar los retos y perspectivas de estos estudiantes en relación a este momento y al proceso de enseñanza-aprendizaje. Estos estudiantes de repente tuvieron que lidiar con nuevas formas de estudiar, aprender y asistir a clases. Nuestro corpus se construyó a partir de la aplicación de un cuestionario on line a una clase de tercer año de secundaria, el cual se ajustó al perfil establecido para la investigación. El cuestionario consta de nueve preguntas, entre opción abierta y de alternativas, todas relacionadas con el tema en cuestión. Después de recopilar estas respuestas, se graficaron y analizaron. Nuestro trabajo se apoyó en los estudios y teorías de García Meira (2020), Gomes (2020), Marconi & Lakatos (1999) y Prensky (2001). Luego del análisis, se pudo notar que los estudiantes se están adaptando bien a la educación remota y que la mayoría accede a las clases y a la plataforma a través del dispositivo móvil y que la mayor dificultad que enfrentan es la baja calidad de la conexión a internet.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-09-04T17:57:02Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) AntônioPereiraPontesJúnior_TCC.pdf: 881626 bytes, checksum: b183f5efb38e35e38e0fbfa762a828fb (MD5) AntônioPereiraPontesJúnior_TERMO.pdf: 596439 bytes, checksum: ad493243531c9ba40ef0891a88da4f5a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-09-04T18:32:34Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) AntônioPereiraPontesJúnior_TCC.pdf: 881626 bytes, checksum: b183f5efb38e35e38e0fbfa762a828fb (MD5) AntônioPereiraPontesJúnior_TERMO.pdf: 596439 bytes, checksum: ad493243531c9ba40ef0891a88da4f5a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-04T18:32:34Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) AntônioPereiraPontesJúnior_TCC.pdf: 881626 bytes, checksum: b183f5efb38e35e38e0fbfa762a828fb (MD5) AntônioPereiraPontesJúnior_TERMO.pdf: 596439 bytes, checksum: ad493243531c9ba40ef0891a88da4f5a (MD5) Previous issue date: 2020-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs desafios do ensino remoto no ensino de língua espanhola: uma experiência da escola públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cuello, Ruth Marcela Bown-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044700809459074pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 04/09/2024pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, visa compreender a atual situação escolar de alunos de uma escola pública do município de Cuitegi – PB, devido a transição das aulas presenciais para aulas remotas por causa da pandemia da COVID-19, buscando evidenciar os desafios e perspectivas destes alunos em relação a este momento e ao processo de ensino aprendizagem. Estes alunos, de um momento para outro tiveram que lidar com novas maneiras de estudar, aprender e assistir aulas. Nosso corpus foi construído a partir da aplicação de um questionário de forma online para uma turma de terceiro ano do ensino médio, a qual encaixava-se no perfil estabelecido para a pesquisa. O questionário formado por nove perguntas, entre abertas e de múltipla escolha, todas versando sobre a temática em questão. Após a coleta destas respostas, as mesmas foram convertidas em gráficos e analisadas. Nosso trabalho foi subsidiado pelos estudos e teorias de Garcia Meira (2020), Gomes (2020), Marconi & Lakatos (1999) e Prensky (2001). Após a análise, foi possível perceber que os alunos estão se adaptando bem ao ensino remoto e que a maioria acessa as aulas e a plataforma através do aparelho celular e que a maior dificuldade enfrentada por eles é a baixa qualidade da conexão da internet.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntônioPereiraPontesJúnior_TCC.pdfTCC860,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AntônioPereiraPontesJúnior_TERMO.pdfTERMO582,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons