Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Taylla Maria Alexandre-
dc.date.accessioned2017-12-12T12:36:36Z-
dc.date.available2013-04-16-
dc.date.available2017-12-12T12:36:36Z-
dc.date.issued2013-04-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3171-
dc.description.abstractThe type of degree and training in lyrics cause the student and future teacher engaged in multiple roles based on ethics and humanistic principles, due to the construction and reconstruction of knowledge, creating opportunities for reflection. The overall goal of this work is to analyze the motivational perspective as teacher training of undergraduate Course Letters / Portuguese to become a primary school teacher. To go this route, our specific objectives are: 1) verify that the student of letters-Portuguese is motivated, 2) identify the prevalence between intrinsic and extrinsic motives that lead students to want to be a teacher of Portuguese, and 3 ) analyze and supervised graduate in Literature based on national laws and resolutions, institutional and PPP (Political Pedagogical Project) Letter UFPB. The research will be used bibliographic and field, this being the halls of disciplines Supervised, where we will apply a 24 questionnaires with students in the undergraduate program of Arts, major in Portuguese, who are enrolled in Stages 1 and Supervised 6 semester 2012.2. The data analysis allowed us to conclude that these students are motivated and have the intrinsic motivation as predominant motivating factor. Moreover, refute our hypothesis that there is a low rate of demotivation these students. We emphasize, though, the more thorough investigation as to the motivational aspect of the student who is at that stage of the degree course in order to check their experiences and expectations regarding the current and future teaching of Portuguese as well, when evaluating necessary, can to develop motivational strategies specifically for this audience in order to contribute to their personal performance, academic and professional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-12T12:36:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TMAL16042013.pdf: 866871 bytes, checksum: ac6f4d21aa6a793909967930a7b5ac07 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T12:36:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TMAL16042013.pdf: 866871 bytes, checksum: ac6f4d21aa6a793909967930a7b5ac07 (MD5) Previous issue date: 2013-04-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectCurso de Letraspt_BR
dc.titleMotivações dos graduandos em Letras – Português da UFPB: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Josete Marinho de-
dc.description.resumoA modalidade de licenciatura e a formação em Letras fazem com que o aluno e futuro professor exerçam múltiplos papeis fundamentados na ética e nos princípios humanísticos, em virtude da construção e reconstrução do conhecimento, gerando possibilidades de reflexão. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a perspectiva motivacional quanto à formação docente do graduando do Curso de Letras/Português para tornar-se professor do ensino básico. Para percorrer este caminho, nossos objetivos específicos são: 1) verificar se o aluno do curso de Letras-Português é motivado; 2) identificar a prevalência entre motivos intrínsecos e extrínsecos que levam os alunos a quererem ser professor de Língua Portuguesa; e, 3) descrever o estágio supervisionado e a graduação em Letras com base nas resoluções e leis nacionais, institucionais e no PPP (Projeto Político Pedagógico) de Letras da UFPB. A pesquisa usada será bibliográfica e de campo, sendo este as salas das disciplinas de Estágio Supervisionado, em que iremos aplicar um 24 questionários com os alunos do curso de graduação de Letras, habilitação em Língua Portuguesa, que estão regularmente matriculados nos Estágios Supervisionados 1 e 6 do semestre letivo 2012.2. A análise dos dados nos permitiu concluir que estes alunos são motivados e possuem a motivação intrínseca como fator motivador preponderante. Além disso, refutamos a nossa hipótese que há um baixo índice de desmotivação destes alunos. Salientamos, ainda, a investigação mais apurada quanto ao aspecto motivacional do aluno que está nessa fase do curso de licenciatura a fim de verificar suas experiências e expectativas atuais e futuras quanto ao ensino da língua portuguesa, pois, assim, ao se avaliar necessário, pode-se elaborar estratégias motivacionais especificamente para este público com o intuito de contribuir para o seu desempenho pessoal, acadêmico e profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMAL16042013.pdf846,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons