Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Roberta de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-05T12:26:31Z-
dc.date.available2024-09-04-
dc.date.available2024-09-05T12:26:31Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31721-
dc.description.abstractThe present study aimed to discuss the relationship between professional training and teaching practice in the world of ballroom dancing, as well as to identify difficulties and facilitators in teaching this language in today's context. The research is anchored in a qualitative approach, based on bibliographic research and case study. A field research was carried out through semi-structured interviews with 11 teachers from dance schools located in the cities of Campina Grande and João Pessoa. Transcription of responses, grouping of content by themes, and categories were used for analysis procedures. After analyzing the results, we verified the importance of ballroom dance teachers possessing not only technical skills but also a solid foundation in pedagogical knowledge. It is essential to effectively apply this theoretical knowledge because attending training sessions without applying them results in outdated practices in the classroom. Despite discussions surrounding the teaching of ballroom dancing, the teaching practice of lessons remains practically unchanged over the years. Although contemporary issues such as gender and leading have been raised in recent years, classes continue to focus on the "lesson step" and the teacher's centrality with a top down teaching approach. Even among respondents with diversified training, including a degree in dance, the discourses were similar, especially regarding the methodology of the classes. Despite the challenges, adopting new approaches is liberating.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-05T12:26:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ROS04092024.pdf: 1373254 bytes, checksum: b922311800f547819157e352a475cfa5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-05T12:26:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ROS04092024.pdf: 1373254 bytes, checksum: b922311800f547819157e352a475cfa5 (MD5) Previous issue date: 2024-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectDança de salão - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectDança de salão - Prática docentept_BR
dc.titleDanças de salão : reflexões sobre a relação entre formação profissional e prática docente.pt_BR
dc.title.alternativeBallroom dancing: reflections on the relationship between professional training and teaching practice.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Líria de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021132119682628pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo discutir a relação entre a formação profissional e a prática docente no universo das danças de salão, bem como identificar dificuldades e facilidades no ensino desta linguagem na atualidade. A pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. Realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de entrevista semiestruturada, com 11 docentes de escolas de dança localizadas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa. Utilizou-se para procedimentos de análise a transcrição das respostas, agrupamento do conteúdo por temas e categorias. Após a análise dos resultados, verificamos a importância dos professores das danças de salão possuírem não apenas habilidades técnicas, mas também uma base sólida em conhecimentos pedagógicos. É fundamental aplicar esse conhecimento teórico de forma eficaz, pois participar de formações sem aplicá-las, resulta em práticas ultrapassadas em sala de aula. Apesar das discussões em torno do ensino das danças de salão, a docência permanece praticamente inalterada ao longo dos anos. Embora questões contemporâneas, como gênero e condução, tenham sido levantadas nos últimos anos, as aulas continuam centradas no "passo da aula" e no protagonismo do professor com um ensino verticalizado. Mesmo dentre os entrevistados com formação diversificada, incluindo curso superior de dança, os discursos foram semelhantes, especialmente em relação à metodologia das aulas. Apesar dos desafios, adotar novas abordagens é libertador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROS04092024.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons