Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Rafaela Lima-
dc.date.accessioned2024-09-05T16:50:08Z-
dc.date.available2021-12-11-
dc.date.available2024-09-05T16:50:08Z-
dc.date.issued2021-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31727-
dc.description.abstractThis work portrays experiences of using Unplugged Computing in basic education, more precisely, projects referring to the 5th year of Elementary School will be highlighted. For this, academic Google searches were conducted in order to find cases that fit the context, thus, it was possible to comparatively analyze the projects found. Computer education in Brazil is notoriously flawed. This happens for several reasons, it is a fact that most institutions do not offer conditions to offer this type of education since they do not have enough technological tools to occur this insertion of computational knowledge. However, Unplugged Computing that does not need a computer would be a viable alternative to be implemented in the early grades or even in conjunction with other disciplines in the grid. Therefore, the importance of analyzing the cases already carried out and observing the best ways of applicability always in search of improvements.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-09-05T16:50:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Rafaela Lima Costa - TCC.pdf: 987773 bytes, checksum: d1ff6a4bc36f6ac85d37d5596e933699 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-05T16:50:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Rafaela Lima Costa - TCC.pdf: 987773 bytes, checksum: d1ff6a4bc36f6ac85d37d5596e933699 (MD5) Previous issue date: 2021-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComputação desplugadapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.titleAnálise de experiências com Computação Desplugada voltadas ao 5° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ricarte, Danielle Rousy Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4603035287575568pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho retrata experiências do uso da Computação Desplugada no ensino básico, mais precisamente, serão destacados projetos referentes ao 5° ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram realizadas pesquisas no Google acadêmico com o intuito de encontrar casos que se enquadrassem no contexto, dessa maneira, foi possível analisar comparativamente os projetos encontrados. O ensino de Computação no Brasil é notoriamente falho. Isso se dá por diversos motivos, é fato que as instituições em sua maioria não oferecem condições de ofertar essa modalidade de ensino, visto que, não contam com ferramentas tecnológicas suficientes para ocorrer essa inserção de conhecimentos computacionais. Porém, a Computação Desplugada que não precisa do computador seria uma alternativa viável a ser implantada logo nas séries iniciais ou até mesmo na junção com outras disciplinas da grade. Por isso, a importância de se analisar os casos já realizados e observar as melhores maneiras de aplicabilidade sempre na busca de melhorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Lima Costa - TCC.pdfTCC964,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons