Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31733Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Renally Waleska Ferreira da | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-06T15:54:50Z | - |
| dc.date.available | 2024-09-06T15:54:50Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31733 | - |
| dc.description.abstract | Marketing is discussed as one of the main tools in the information skills of the librarian professional, since, in the context of social transformations in which libraries are submerged, an element of transformation of the information units themselves can be highlighted in marketing strategies.The aim of this research is to identify, in library science courses in the northeast region of Brazil, which educational institutions offer the subject of marketing as a curricular component, in addition to characterizing this component. This is a bibliographic study, based on the chosen theme, dealing with marketing, products, library services and the training of the librarian professional. This research is also characterized as documentary, as it collects data in the PPCs of the courses, more precisely, in the syllabi of the curricular components: Marketing in Information units, from the websites of educational institutions. It is qualitative in nature, as it carries out a comparative study of the syllabi of the components already mentioned.The results show that the majority of the courses studied provide a curricular component focused on marketing, with these being UFAL, UFBA, UFCA, UFC, UFMA, UFPB, UFRN. It is also identified as a predominance of supply of the aforementioned component, on an optional basis. It is concluded that institutions need to make efforts to publicize their courses and curricular components, restructuring and updating their PPC’s with assertive and attractive information to their audience (students). | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-08-26T19:18:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RWFS26082024.pdf: 585931 bytes, checksum: 1315314e73ab0db711f90b3061370d38 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-09-06T15:54:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RWFS26082024.pdf: 585931 bytes, checksum: 1315314e73ab0db711f90b3061370d38 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-06T15:54:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RWFS26082024.pdf: 585931 bytes, checksum: 1315314e73ab0db711f90b3061370d38 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Competência Profissional do Bibliotecário | pt_BR |
| dc.subject | Marketing como componente curricular | pt_BR |
| dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
| dc.subject | Unidades de Informação | pt_BR |
| dc.title | A presença do marketing na formação da pessoa bibliotecária: análise dos componentes curriculares | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Brito, Roza Zuleide de Lima | - |
| dc.description.resumo | Discute-se a respeito do marketing como uma das principais ferramentas nas competências em informação do profissional bibliotecário, visto que no contexto das transformações sociais, as quais as bibliotecas encontram-se submersas, destacamos nas estratégias de marketing um elemento de transformação das próprias unidades de informação. Pretendeu-se nessa pesquisa, identificar nos cursos de biblioteconomia da região nordeste do Brasil, quais instituições de ensino ofertam a temática do marketing como componente curricular, além de realizar a caracterização deste componente. Trata-se de um estudo bibliográfico, em que se fundamentou na temática escolhida, ao tratar de marketing, produtos e serviços de bibliotecas e a formação do bibliotecário. A pesquisa se caracteriza também como documental, por coletar dados nos PPC’s dos cursos, mais precisamente, nas ementas dos componentes curriculares: Marketing em unidades de Informação, a partir dos sites das instituições de ensino. É de natureza qualitativa, por realizar um estudo comparativo das ementas dos componentes já mencionados. Os resultados mostram que a maioria dos cursos estudados disponibilizam o componente curricular voltados a temática do marketing, sendo estes UFAL, UFBA, UFCA, UFC, UFMA, UFPB, UFRN. Identificamos também uma predominância de oferta do citado componente, em caráter optativo. Concluímos que as instituições precisam empregar esforços nas ações de divulgação de seus cursos e componentes curriculares, reestruturado e atualizando seus PPC’s com informações assertivas, e atrativas a seu público (estudantes). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RWFS26082024.pdf | 572,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
