Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, Irani Gomes da-
dc.date.accessioned2024-09-06T15:56:11Z-
dc.date.available2024-09-06T15:56:11Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31734-
dc.description.abstractAnxiety is a disorder that is becoming increasingly evident in people's lives, and various factors can lead to it. At university, the routine of academic activities and other tasks that university students need to perform can trigger anxiety. This study analyzes the level of anxiety of graduating students (2023.1) of the UFPB Librarianship course. It is characterized as descriptive and exploratory research, based on quantitative and qualitative approaches to data analysis. The research instrument was a Google Forms questionnaire. The sample consisted of 24 graduates of the Library Science course who answered the questionnaire. The results show that the majority of graduates are female, with students aged between 21 and 30. It was also found that due to the stress encountered in academic life, students need help from specialized professionals and many of them don't because they are unaware of the services offered at UFPB, which reveals that there is a communication gap between the institution and students. The conclusion is that the university, through its information vehicles and specialized committees, could make support for students with a disorder more widespread and thus make this support more effective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-08-26T19:30:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IGSF26082024.pdf: 1430584 bytes, checksum: 7f2199239d98f4f24a144df56aed6eae (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-09-06T15:56:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IGSF26082024.pdf: 1430584 bytes, checksum: 7f2199239d98f4f24a144df56aed6eae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-06T15:56:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IGSF26082024.pdf: 1430584 bytes, checksum: 7f2199239d98f4f24a144df56aed6eae (MD5) Previous issue date: 2023-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno da ansiedadept_BR
dc.subjectAnsiedade em discentes universitáriospt_BR
dc.subjectSintomas de ansiedadept_BR
dc.subjectGraduandos em biblioteconomia (UFPB)pt_BR
dc.titleA ansiedade da perspectiva dos concluintes (2023.1) do curso de Biblioteconomia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimeno, Genoveva Batista do-
dc.description.resumoA ansiedade é um transtorno que se torna cada vez mais evidente na vida das pessoas, fatores diversos pode acarretar esse transtorno. Na universidade, a rotina de atividades acadêmicas e outras atribuições inerentes ao que o estudante universitário necessita realizar, podem desencadear a ansiedade. Esse estudo analisa o nível de ansiedade dos discentes concluintes (2023.1) do curso de Biblioteconomia da UFPB. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, ancorando-se nas abordagens quantitativa e qualitativa para análise dos dados. O instrumento de pesquisa foi o questionário no Google Forms. A amostra constituiu-se de 24 discentes concluintes do curso de Biblioteconomia que responderam ao questionário aplicado. Os resultados apontam que a maioria dos concluintes é do gênero feminino, sendo a faixa etária dos discentes entre 21 a 30 anos. Evidenciou-se que os concluintes quando acometidos pela ansiedade, podem ter prejuízo na sua aprendizagem, verificou – se também que devido o estresse encontrado na vida acadêmica, os alunos necessitam de uma ajuda de profissionais especializados e muitos deles não o fazem porque desconhecem esses serviços oferecidos na UFPB, o que revela a existência de uma falha na comunicação entre a instituição e os discentes. Conclui-se que a universidade por meio de seus veículos informacionais e comissões especializadas, possam tornar o apoio aos alunos com algum transtorno mais difundido e, assim, tornar esse apoio mais efetivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGSF26082024.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons