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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31735
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamalho, Rodrigo da Costa-
dc.date.accessioned2024-09-09T14:07:38Z-
dc.date.available2023-11-24-
dc.date.available2024-09-09T14:07:38Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31735-
dc.description.abstractIn urban logistics, customers are distributed across a geographical region that typically forms a dense graph. Travel times between customers are not constant and can vary throughout the day as traffic and congestion evolve. At the urban level, different paths can be used to connect two points, and the choice of paths depends on the departure time of vehicles from a given node in the graph. In the Time-Dependent Shortest Path and Vehicle Routing Problem (TDSPVRP), several time intervals with different congestion levels are considered. The goal is to design least-cost routes to meet customer demands using vehicles of the same capacity. In TDSPVRP, travel times between two customers are determined by solving a Time-Dependent Shortest Path Problem (TDSPP). This work presents a branch-and-cut algorithm and a heuristic approach called the Hybrid Population-based Ruin-and-Recreate (HyPRR) to solve a TDSPVRP. Additionally, a new ruin-and-recreate operator for the TDSPVRP is proposed based on a recently developed procedure from the vehicle routing literature. Furthermore, an efficient strategy is introduced to evaluate and store time intervals to avoid recalculating the costs of solutions associated with a TDSPP. The proposed algorithm was tested on real-world benchmark instances, and the results show that the developed method was capable of improving several best-known solutions in highly competitive computational times. Finally, experiments were conducted to measure the impact of the time interval evaluation and storage strategy on the algorithm’s efficiency.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-09-09T14:07:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Rodrigo da Costa Ramalho_TCC.pdf: 577599 bytes, checksum: 3f0fb2137cc2f468e8d1a11d7bbffce0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-09T14:07:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Rodrigo da Costa Ramalho_TCC.pdf: 577599 bytes, checksum: 3f0fb2137cc2f468e8d1a11d7bbffce0 (MD5) Previous issue date: 2023-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProblema de roteamento de veículospt_BR
dc.subjectMeta heurísticapt_BR
dc.subjectPlanos de cortept_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.titleAbordagens heurística e exata para o problema de roteamento de veículos com caminho mínimo dependente do tempopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Subramanian, Anand-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752210156480636pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2945147657765949pt_BR
dc.description.resumoNa logística urbana, os clientes estão distribuídos por uma região geográfica que normal mente gera um grafo denso. Os tempos de viagem entre clientes não são constantes e podem variar ao longo do dia à medida que o tráfego e a congestão evoluem. Em nível urbano, caminhos distintos podem ser usados para conectar dois pontos e a escolha deles depende do tempo de partida dos veículos de um dado nó do grafo. No Problema de Roteamento de Veículos com Caminho Mínimo Dependente do Tempo (TDSPVRP), são considerados vários intervalos de tempo com diferentes níveis de congestão. O objetivo é determinar rotas de menor custo para atender as demandas dos clientes por meio de veículos de mesma capacidade. No TDSPVRP, os tempos de viagem entre dois clientes são determinados por meio da resolução de um Problema de Caminho Mínimo Depen dente do Tempo (TDSPP). Este trabalho apresenta um algoritmo de planos de corte e uma abordagem heurística denominada de Hybrid Population-based Ruin-and-Recreate (HyPRR) para resolver o TDSPVRP. Propõe-se, ainda, um novo operador de destruir e construir para o TDSPVRP baseado em um procedimento recentemente desenvolvido da literatura de roteamento de veículos. Além disso, é introduzida uma estratégia eficiente para avaliar e armazenar intervalos de tempo com o intuito de evitar o recálculo dos custos das soluções associadas ao TDSPP. O algoritmo proposto foi testado em instâncias de referência do mundo real e os resultados mostram que o método desenvolvido foi capaz de melhorar várias soluções conhecidas em tempos computacionais muito competitivos. Por fim, experimentos foram realizados para medir o impacto da estratégia de avaliação e armazenamento de intervalos de tempo na eficiência do algoritmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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