Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPessoa, Martha Bulcão-
dc.date.accessioned2017-12-12T13:09:24Z-
dc.date.available2011-07-11-
dc.date.available2017-12-12T13:09:24Z-
dc.date.issued2011-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3175-
dc.description.abstractCette recherche a pour objectif faire une analyse sur les rapports des étudiants du cours d‟ extension universitaire de lecture et compréhension de textes en langue française, offerté par le Département de Lettres Étrangères Modernes de L‟Université Fédérale de Paraíba, à travers un travail développé en salle de classe avec l‟utilisation de trois articles de jounaux en ligne français : Le Monde, Le Figaro et La Croix, et de trois dessins de presse de différents dessinateurs: Plantu, Philipe Tastet et Chappatte. Ces choix ont été faits avec un propos d‟éveiller un regard critique en rélation à la lecture et compréhension textuelle en langue française, en utilisant pour cela l‟éducation écologique. Il s‟agit, donc, d‟un travail qualitatif, descriptif, axé sur les principes de la recherche-action qui rassemble des impressions des étudiants à travers les rapports présents dans les questionnaires appliqués au début et à la fin des études réalisées en salle de classe.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-12T13:09:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MBP11072011.pdf: 942571 bytes, checksum: 1a85fdc3bad7e733570ecaee44e6f4bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T13:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MBP11072011.pdf: 942571 bytes, checksum: 1a85fdc3bad7e733570ecaee44e6f4bf (MD5) Previous issue date: 2011-07-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua francesa – Compreensão de textospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.titleTrabalhando a educação ambiental através de charges e artigos jornalísticos online: uma experiência com relatos dos estudantes do curso de extensão de leitura e compreensão de textos em língua francesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fraga, Kátia Ferreira-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo fazer uma análise sobre os relatos de estudantes do curso de extensão universitária de leitura e compreensão de textos em língua francesa, oferecido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba, através de um trabalho desenvolvido em sala de aula com a utilização de três artigos de jornais online franceses: Le Monde, Le Figaro e La Croix; e de três charges de diferentes desenhistas: Plantu, Philippe Tastet e Chappatte. Essas escolhas foram feitas com o propósito de despertar uma visão crítica em relação à leitura e compreensão textual em língua francesa, utilizando para isso a educação ambiental. Trata-se, portanto, de um trabalho qualitativo, descritivo, baseado nos princípios da pesquisa-ação que reúne as impressões dos estudantes através de relatos presentes em questionários aplicados no início e ao final dos estudos realizados em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MBP11072011.pdf920,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons