Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Filho, Tibúrcio Pereira dos-
dc.date.accessioned2024-09-09T17:31:15Z-
dc.date.available2022-12-27-
dc.date.available2024-09-09T17:31:15Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31760-
dc.description.abstractThe Research aims to develop a plan of activities designed to support the understanding and conduct of initiatives to promote computational thinking in youth and adult education. We know that in EJA there is little incentive when it comes to knowledge in the area of technology, which entails a very large distance from what is increasingly demanded by the job market. We used a qualitative methodology through systematic literature mapping, with the aim of investigating the relevance of the research and expanding our knowledge on the subject. The research helped us to know the student's profile, understand the need to work on the four pillars of computational thinking in solving problems through active methodologies, the need to contribute to digital literacy and logical and collaborative development, with the aim of better prepare EJA students for the new demands of society and the labor market. In response to the problem, the material plan will help the teacher who wants to insert the content in their classes or even develop an elective discipline. The research has a great margin for improvement, being possible the application of the proposed material, in order to prove its efficiency or not and improve it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-09-09T17:31:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Tibúrcio Pereira dos Santos Filho_TCC.pdf: 18396099 bytes, checksum: 39600b1eaa183a13b998eaad6df37606 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-09T17:31:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Tibúrcio Pereira dos Santos Filho_TCC.pdf: 18396099 bytes, checksum: 39600b1eaa183a13b998eaad6df37606 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectManualpt_BR
dc.titleFundamentos da Computação: manual para apoio ao professor, estratégias que auxiliem a promover o pensamento computacional junto a turmas da educação de jovens e adultos ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa Filho, Gilberto Farias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1129941438253617pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1684166700883275pt_BR
dc.description.resumoA Pesquisa tem objetivo de desenvolver um plano de atividades idealizado para apoiar o entendimento e a condução de iniciativas para promover o pensamento computacional na educação de jovens e adultos. Sabemos que na EJA existe pouco incentivo quando se trata de conhecimentos na área de tecnologia, o que acarreta uma distância muito grande do que é cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho. Utilizamos a metodologia qualitativa através do mapeamento sistemático de literatura, com objetivo de investigar a relevância da pesquisa e ampliar nossos conhecimentos a respeito do tema. A pesquisa nos ajudou a conhecer o perfil do estudante, compreender a necessidade de trabalhar os quatro pilares do pensamento computacional na resolução de problemas através de metodologias ativas, a necessidade de contribuir com o letramento digital e o desenvolvimento lógico e colaborativo, com a finalidade de preparar melhor os estudantes da EJA para as novas exigências da sociedade e do mercado de trabalho. Em resposta ao problema, o plano de material vai auxiliar o professor que deseja inserir o conteúdo em suas aulas ou até mesmo desenvolver uma disciplina eletiva. A pesquisa tem grande margem para aprimoramento, sendo possível a aplicação do material proposto, afim de comprovar sua eficiência ou não e aprimora-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tibúrcio Pereira dos Santos Filho_TCC.pdfTCC17,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons