Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Ana Cláudia de Melo-
dc.date.accessioned2017-12-12T13:55:40Z-
dc.date.available2011-12-16-
dc.date.available2017-12-12T13:55:40Z-
dc.date.issued2011-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3176-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-12T13:55:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACMF16122011.pdf: 1833847 bytes, checksum: 3f96f9ba0d1cce81dc4ddce9f22682ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T13:55:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACMF16122011.pdf: 1833847 bytes, checksum: 3f96f9ba0d1cce81dc4ddce9f22682ac (MD5) Previous issue date: 2011-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectConstrução identitáriapt_BR
dc.titleDiário reflexivo na formação inicial: significando ações na construção de uma identidade profissionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medrado, Betânia Passos-
dc.description.resumoO processo de formação docente, inicial e continuada, tem gerado inquietações nos diversos profissionais envolvidos e motivado diversas pesquisas no meio acadêmico, tendo em vista a importância de uma formação que desenvolva profissionais capazes de refletir criticamente sobre a prática pedagógica, capazes de se auto-avaliarem, entre outros aspectos. Inseridos nesse contexto e partindo de nossa prática de ensino da língua francesa no âmbito de Projetos acadêmicos e seu registro em diários reflexivos, bem como interessados em melhor compreender o processo de formação da identidade profissional docente, pretendemos com este trabalho, discutir de que forma uma professora de língua estrangeira em formação inicial evidencia, em diários reflexivos, a conscientização de suas ações e reflexão crítica do processo de ensino-aprendizagem e até que ponto o posicionamento crítico dessa professora sinaliza para a construção da sua identidade como profissional do ensino. Fundamentados nos estudos de Liberali, Magalhães e Romero (2003); Moita Lopes (2003); Zabalza (2004); Reichmann (2007); Bortoni-Ricardo (2008); Medrado (2008); Dias (2009); Liberali (1999, 2010), entre outros. Nosso corpus consiste em um diário reflexivo produzido pela pesquisadora-diarista durante sua participação no Projeto de extensão Direitos Linguísticos e Inclusão social: oficinas de língua estrangeira para a comunidade Maria de Nazaré (PROBEX/UFPB) com vigência nos anos 2008, 2009 e 2010, totalizando 98 registros. A análise qualitativa dos dados evidenciou que o diário auxilia na visualização da ação do professor e contribui para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, assim como, é um instrumento capaz de auxiliar na construção da identidade profissional docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMF16122011.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons