Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3176Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Freitas, Ana Cláudia de Melo | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-12T13:55:40Z | - |
| dc.date.available | 2011-12-16 | - |
| dc.date.available | 2017-12-12T13:55:40Z | - |
| dc.date.issued | 2011-12-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3176 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-12T13:55:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACMF16122011.pdf: 1833847 bytes, checksum: 3f96f9ba0d1cce81dc4ddce9f22682ac (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-12T13:55:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACMF16122011.pdf: 1833847 bytes, checksum: 3f96f9ba0d1cce81dc4ddce9f22682ac (MD5) Previous issue date: 2011-12-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
| dc.subject | Língua estrangeira | pt_BR |
| dc.subject | Construção identitária | pt_BR |
| dc.title | Diário reflexivo na formação inicial: significando ações na construção de uma identidade profissional | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Medrado, Betânia Passos | - |
| dc.description.resumo | O processo de formação docente, inicial e continuada, tem gerado inquietações nos diversos profissionais envolvidos e motivado diversas pesquisas no meio acadêmico, tendo em vista a importância de uma formação que desenvolva profissionais capazes de refletir criticamente sobre a prática pedagógica, capazes de se auto-avaliarem, entre outros aspectos. Inseridos nesse contexto e partindo de nossa prática de ensino da língua francesa no âmbito de Projetos acadêmicos e seu registro em diários reflexivos, bem como interessados em melhor compreender o processo de formação da identidade profissional docente, pretendemos com este trabalho, discutir de que forma uma professora de língua estrangeira em formação inicial evidencia, em diários reflexivos, a conscientização de suas ações e reflexão crítica do processo de ensino-aprendizagem e até que ponto o posicionamento crítico dessa professora sinaliza para a construção da sua identidade como profissional do ensino. Fundamentados nos estudos de Liberali, Magalhães e Romero (2003); Moita Lopes (2003); Zabalza (2004); Reichmann (2007); Bortoni-Ricardo (2008); Medrado (2008); Dias (2009); Liberali (1999, 2010), entre outros. Nosso corpus consiste em um diário reflexivo produzido pela pesquisadora-diarista durante sua participação no Projeto de extensão Direitos Linguísticos e Inclusão social: oficinas de língua estrangeira para a comunidade Maria de Nazaré (PROBEX/UFPB) com vigência nos anos 2008, 2009 e 2010, totalizando 98 registros. A análise qualitativa dos dados evidenciou que o diário auxilia na visualização da ação do professor e contribui para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, assim como, é um instrumento capaz de auxiliar na construção da identidade profissional docente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACMF16122011.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
