Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Maria Ianne Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T13:20:02Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T13:20:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31791 | - |
dc.description.abstract | Las historietas son un género textual muy popular en el mundo, se presentan narrativas con enredos distintos y personajes fijos, dirigidas a los públicos de todas las edades con humor y sátira. El presente trabajo tiene como objetivo contribuir con el aprendizaje de la lengua española de manera reflexiva y crítica utilizando el género textual historieta en la clase de lengua española. La investigación abarca como embasamiento teórico: Barbosa (2004) Bezerra (2010), Bown (2007), Moretti (2004) entre otros autores que hablan acerca del tema. El carácter de la investigación es cualitativo y cuantitativo y el método que se ha utilizado fue un relato de experiencia de la propia autora al aplicar actividades con historietas a un grupo de alumnos del tercer año de enseñanza media. El trabajo también contó con la aplicación de un cuestionario a los alumnos. Los resultados de la investigación revelan que los alumnos conocen, leen y les gustan las historietas y durante la realización de las actividades fue observada la motivación e interés para trabajar despertando la curiosidad de los alumnos y desafiando su pensamiento crítico | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-09-10T13:16:44Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaIannePereiraDeOliveira_TCC.pdf: 1821560 bytes, checksum: 72bed7939ae6a407207be43df72029db (MD5) MariaIannePereiradeOliveira_TERMO.pdf: 132145 bytes, checksum: f775ef4c244dade8370100719ade77c2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-09-10T13:20:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaIannePereiraDeOliveira_TCC.pdf: 1821560 bytes, checksum: 72bed7939ae6a407207be43df72029db (MD5) MariaIannePereiradeOliveira_TERMO.pdf: 132145 bytes, checksum: f775ef4c244dade8370100719ade77c2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-10T13:20:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaIannePereiraDeOliveira_TCC.pdf: 1821560 bytes, checksum: 72bed7939ae6a407207be43df72029db (MD5) MariaIannePereiradeOliveira_TERMO.pdf: 132145 bytes, checksum: f775ef4c244dade8370100719ade77c2 (MD5) Previous issue date: 2022-12-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua espanhola | pt_BR |
dc.title | O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cuello, Ruth Marcela Bown | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9044700809459074 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5339649591148384 | pt_BR |
dc.description.resumo | As histórias em quadrinhos são um gênero textual muito popular no mundo, apresentam narrativas com enredos distintos e personagens fixos, destinadas a públicos de todas as idades com humor e sátira. O presente trabalho tem como objetivo contribuir com o aprendizado da língua espanhola de maneira reflexiva e crítica utilizando o gênero textual história em quadrinhos na sala de aula de língua espanhola. A investigação aporta como embasamento teórico: Barbosa (2004) Bezerra (2010), Bown (2007), Moretti (2004) entre outros autores que falam sobre o tema. O caráter da pesquisa é qualitativo e quantitativo e o método utilizado foi um relato de experiência da própria autora ao aplicar atividades com HQ a uma turma de terceiro ano de ensino médio. O trabalho também contou com a aplicação de um questionário aos alunos. Os resultados da pesquisa revelam que os alunos conhecem leem e gostam das HQs e durante a realização das atividades foi observada a motivação para trabalhar aguçando a curiosidades dos alunos e desafiando seu senso crítico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaIannePereiraDeOliveira_TCC.pdf | TCC | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MariaIannePereiradeOliveira_TERMO.pdf | TERMO | 129,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons