Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria Ianne Pereira de-
dc.date.accessioned2024-09-10T13:20:02Z-
dc.date.available2024-09-10T13:20:02Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31791-
dc.description.abstractLas historietas son un género textual muy popular en el mundo, se presentan narrativas con enredos distintos y personajes fijos, dirigidas a los públicos de todas las edades con humor y sátira. El presente trabajo tiene como objetivo contribuir con el aprendizaje de la lengua española de manera reflexiva y crítica utilizando el género textual historieta en la clase de lengua española. La investigación abarca como embasamiento teórico: Barbosa (2004) Bezerra (2010), Bown (2007), Moretti (2004) entre otros autores que hablan acerca del tema. El carácter de la investigación es cualitativo y cuantitativo y el método que se ha utilizado fue un relato de experiencia de la propia autora al aplicar actividades con historietas a un grupo de alumnos del tercer año de enseñanza media. El trabajo también contó con la aplicación de un cuestionario a los alumnos. Los resultados de la investigación revelan que los alumnos conocen, leen y les gustan las historietas y durante la realización de las actividades fue observada la motivación e interés para trabajar despertando la curiosidad de los alumnos y desafiando su pensamiento críticopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-09-10T13:16:44Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaIannePereiraDeOliveira_TCC.pdf: 1821560 bytes, checksum: 72bed7939ae6a407207be43df72029db (MD5) MariaIannePereiradeOliveira_TERMO.pdf: 132145 bytes, checksum: f775ef4c244dade8370100719ade77c2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-09-10T13:20:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaIannePereiraDeOliveira_TCC.pdf: 1821560 bytes, checksum: 72bed7939ae6a407207be43df72029db (MD5) MariaIannePereiradeOliveira_TERMO.pdf: 132145 bytes, checksum: f775ef4c244dade8370100719ade77c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-10T13:20:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaIannePereiraDeOliveira_TCC.pdf: 1821560 bytes, checksum: 72bed7939ae6a407207be43df72029db (MD5) MariaIannePereiradeOliveira_TERMO.pdf: 132145 bytes, checksum: f775ef4c244dade8370100719ade77c2 (MD5) Previous issue date: 2022-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectEnsino da língua espanholapt_BR
dc.titleO GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cuello, Ruth Marcela Bown-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044700809459074pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339649591148384pt_BR
dc.description.resumoAs histórias em quadrinhos são um gênero textual muito popular no mundo, apresentam narrativas com enredos distintos e personagens fixos, destinadas a públicos de todas as idades com humor e sátira. O presente trabalho tem como objetivo contribuir com o aprendizado da língua espanhola de maneira reflexiva e crítica utilizando o gênero textual história em quadrinhos na sala de aula de língua espanhola. A investigação aporta como embasamento teórico: Barbosa (2004) Bezerra (2010), Bown (2007), Moretti (2004) entre outros autores que falam sobre o tema. O caráter da pesquisa é qualitativo e quantitativo e o método utilizado foi um relato de experiência da própria autora ao aplicar atividades com HQ a uma turma de terceiro ano de ensino médio. O trabalho também contou com a aplicação de um questionário aos alunos. Os resultados da pesquisa revelam que os alunos conhecem leem e gostam das HQs e durante a realização das atividades foi observada a motivação para trabalhar aguçando a curiosidades dos alunos e desafiando seu senso crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaIannePereiraDeOliveira_TCC.pdfTCC1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaIannePereiradeOliveira_TERMO.pdfTERMO129,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons