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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, : Luciana Santos-
dc.date.accessioned2024-09-10T13:20:53Z-
dc.date.available2024-09-10T13:20:53Z-
dc.date.issued2020-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31793-
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo discutir el enfoque intercultural del español en la educación básica en Brasil, considerando algunos aspectos presentados en documentos oficiales sobre lengua extranjera en la educación secundaria; así como destacar la importancia de la teoría de la interculturalidad para la enseñanza del español. La metodología adoptada fue una investigación cualitativa, con enfoque exploratorio, a través de la cual se realizó el análisis de documentos oficiales brasileños (OCEM, DCNEM y BNCC), así como una revisión de literatura de estudios teóricos de Paraquett (2010) Assis (2011) y Matos (2014), buscando relevar las pautas teóricas y metodológicas sobre la enseñanza y el aprendizaje del español. A partir de este estudio, se elaboró la secuencia didáctica, con el fin de explorar las habilidades lingüísticas necesarias para aprender el idioma español desde la perspectiva de la interculturalidad, llegando a la conclusión de que el enfoque intercultural en la enseñanza del español como lengua meta va más allá de los contenidos gramaticales: es conocerse a sí mismo y al entorno en el que se vive, pues posibilita el intercambio de conocimientos y la valoración de las culturas, ampliando las cosmovisiones y, a través de ellas, cambiando referentes y redefiniendo repertorios culturales.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-09-10T12:22:31Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LucianaSantosSena_TCC.pdf: 514558 bytes, checksum: 938e8e8784f73bcdf399a5691f6b8cf9 (MD5) LucianaSantosSena_TERMO.pdf: 100585 bytes, checksum: 36bcd2d032f337ed5c7cb9ff0c08e4d2 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-10T13:20:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LucianaSantosSena_TCC.pdf: 514558 bytes, checksum: 938e8e8784f73bcdf399a5691f6b8cf9 (MD5) LucianaSantosSena_TERMO.pdf: 100585 bytes, checksum: 36bcd2d032f337ed5c7cb9ff0c08e4d2 (MD5) Previous issue date: 2020-08-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleA abordagem intercultural no ensino de espanhol na educação básica do brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ponte, Andrea Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9780210622154568pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 10/09/2024pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo discutir a abordagem intercultural de espanhol no ensino básico do Brasil, considerando alguns aspectos apresentados nos documentos oficiais sobre língua estrangeira no ensino médio; como também frisar a importância da teoria da interculturalidade para o ensino de espanhol. A metodologia adotada foi da pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória, por meio da qual se realizou a análise dos documentos oficiais Brasileiros (OCEM, DCNEM e BNCC), assim como a revisão da literatura dos estudos teóricos de Paraquett (2010), Assis (2011) e Matos (2014), buscando-se fazer o levantamento de orientações teórico-metodológicas sobre o ensino-aprendizagem do espanhol. A partir desse estudo foi criada a sequência didática, no intuito de se explorar as competências linguísticas necessárias para o aprendizado da língua espanhola na ótica da interculturalidade, chegando-se à conclusão de que a abordagem intercultural no ensino de espanhol como língua meta vai além de conteúdos gramaticais: é conhecer a si mesmo e o meio que se convive, pois possibilita a troca de conhecimentos e valorização de culturas, ampliando-se as visões de mundo e, por meio delas, mudando-se referenciais e ressignificando repertórios culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

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