Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Maria Eduarda Angelo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T13:30:52Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T13:30:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31797 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo tiene como objetivo, a través de una investifación cualitativa, marcada por la consulta bibliográfica y documental, verificar los desafios que enfrenta la inserción del Español en la Educación Básica, así como resaltar las perspectivas de inclusión de este idioma, en el currículo de Paraíba, derivado de la Ley 11.191, promulgada el 29 de agosto de 2018. Para tanto, destacamos problemáticas y perspectivas, con base en las notas del trio directivo, del ECTI Major Antonio de Aquino, ubicada en la ciudad de Mulungu/PB, considerando también los aportes del docente de la asignatura Lengua Española y los alumnos de esa institución educativa. De modo que autores como Costa (2016), Silva y Vaz (2017), Lázaro y Miranda (2020), Rodrigues y Honorato (2020), por citar algunos, nos ayudan a estabelecer que el Español es una lengua en auge en el Estado, como lo demuestran los datos de APEEPB. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-09-10T13:01:27Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TCC.pdf: 430849 bytes, checksum: 837f1d6f2d44c8ae6d865f74e0fa2d48 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TERMO.pdf: 110675 bytes, checksum: 132fd902f4e1f24300c4f57d95ef51bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-09-10T13:30:52Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TCC.pdf: 430849 bytes, checksum: 837f1d6f2d44c8ae6d865f74e0fa2d48 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TERMO.pdf: 110675 bytes, checksum: 132fd902f4e1f24300c4f57d95ef51bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-10T13:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TCC.pdf: 430849 bytes, checksum: 837f1d6f2d44c8ae6d865f74e0fa2d48 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TERMO.pdf: 110675 bytes, checksum: 132fd902f4e1f24300c4f57d95ef51bd (MD5) Previous issue date: 2022-12-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Legislação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Língua Espanhola | pt_BR |
dc.subject | Ensino Integral | pt_BR |
dc.subject | Paraíba | pt_BR |
dc.title | Como tem sido a inserção do espanhol após a lei do ensino integral | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Geraldo Emanuel de Abreu | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | Lattes não recuperado em 10/09/2024 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1395388731969660 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva, por meio de uma pesquisa qualitativa, marcada pela consulta bibliográfica e documental, verificar os desafios que se colocam a inserção do Espanhol na Educação Básica, bem como evidenciar as perspectivas de inclusão desse idioma, na grade curricular da Paraíba, surgidas a partir da Lei 11.191, sancionada em 29 de agosto de 2018. Para tanto, ressaltamos problemáticas e perspectivas, a partir dos apontamentos do Trio gestor, da ECIT Major Antônio de Aquino, situada na cidade de Mulungu/PB, considerando, igualmente, as contribuições do professor da disciplina Língua Espanhola e dos discentes da referida instituição educacional. De modo que autores como Costa (2016), Silva e Vaz (2017), Lázaro e Miranda (2020), Rodrigues e Honorato (2020), para citar alguns, auxilia-nos na constatação de que o Espanhol é um idioma em ascensão no Estado, conforme evidenciado através dos dados da APEEPB. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaEduardaAngeloPereira_TCC.pdf | TCC | 420,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MariaEduardaAngeloPereira_TERMO.pdf | TERMO | 108,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons