Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Maria Eduarda Angelo-
dc.date.accessioned2024-09-10T13:30:52Z-
dc.date.available2024-09-10T13:30:52Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31797-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo, a través de una investifación cualitativa, marcada por la consulta bibliográfica y documental, verificar los desafios que enfrenta la inserción del Español en la Educación Básica, así como resaltar las perspectivas de inclusión de este idioma, en el currículo de Paraíba, derivado de la Ley 11.191, promulgada el 29 de agosto de 2018. Para tanto, destacamos problemáticas y perspectivas, con base en las notas del trio directivo, del ECTI Major Antonio de Aquino, ubicada en la ciudad de Mulungu/PB, considerando también los aportes del docente de la asignatura Lengua Española y los alumnos de esa institución educativa. De modo que autores como Costa (2016), Silva y Vaz (2017), Lázaro y Miranda (2020), Rodrigues y Honorato (2020), por citar algunos, nos ayudan a estabelecer que el Español es una lengua en auge en el Estado, como lo demuestran los datos de APEEPB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-09-10T13:01:27Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TCC.pdf: 430849 bytes, checksum: 837f1d6f2d44c8ae6d865f74e0fa2d48 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TERMO.pdf: 110675 bytes, checksum: 132fd902f4e1f24300c4f57d95ef51bd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-09-10T13:30:52Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TCC.pdf: 430849 bytes, checksum: 837f1d6f2d44c8ae6d865f74e0fa2d48 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TERMO.pdf: 110675 bytes, checksum: 132fd902f4e1f24300c4f57d95ef51bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-10T13:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TCC.pdf: 430849 bytes, checksum: 837f1d6f2d44c8ae6d865f74e0fa2d48 (MD5) MariaEduardaAngeloPereira_TERMO.pdf: 110675 bytes, checksum: 132fd902f4e1f24300c4f57d95ef51bd (MD5) Previous issue date: 2022-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLegislação Educacionalpt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectEnsino Integralpt_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.titleComo tem sido a inserção do espanhol após a lei do ensino integralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Geraldo Emanuel de Abreu-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 10/09/2024pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1395388731969660pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva, por meio de uma pesquisa qualitativa, marcada pela consulta bibliográfica e documental, verificar os desafios que se colocam a inserção do Espanhol na Educação Básica, bem como evidenciar as perspectivas de inclusão desse idioma, na grade curricular da Paraíba, surgidas a partir da Lei 11.191, sancionada em 29 de agosto de 2018. Para tanto, ressaltamos problemáticas e perspectivas, a partir dos apontamentos do Trio gestor, da ECIT Major Antônio de Aquino, situada na cidade de Mulungu/PB, considerando, igualmente, as contribuições do professor da disciplina Língua Espanhola e dos discentes da referida instituição educacional. De modo que autores como Costa (2016), Silva e Vaz (2017), Lázaro e Miranda (2020), Rodrigues e Honorato (2020), para citar alguns, auxilia-nos na constatação de que o Espanhol é um idioma em ascensão no Estado, conforme evidenciado através dos dados da APEEPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaEduardaAngeloPereira_TCC.pdfTCC420,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaEduardaAngeloPereira_TERMO.pdfTERMO108,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons