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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31806
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Melina Tandaya-
dc.date.accessioned2024-09-10T17:48:18Z-
dc.date.available2024-02-28-
dc.date.available2024-09-10T17:48:18Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31806-
dc.description.abstractCurrent urban development models have created concentration of income and power and the speed at which space is occupied in cities has contributed to social and spatial segregation, irreversible impacts on the environment, favoring real estate development over human development, impacting on mobility and weakening its own infrastructure. The city has become a profitable business driven by public policies and marketing strategies. This is a marketing and society study with the objective of understanding the impacts and effects of urban development on the well-being of the population with exploratory research with a qualitative and interpretive approach. Data were collected through a semi-structured questionnaire with residents to analyze development phenomena and their social impacts, evaluating the right to the city and the social function established in the City Statute. The research was carried out in person in a city on the coast of northeastern Brazil. Investigations demonstrate that public policies, concomitant with the city's development works and the growing occupation of space by the real estate market, have increased the prices of services and properties. We conclude that the municipality studied is in an embryonic process of gentrification, which is accelerated with marketing strategies that commodify the city as a tourist destination, generating social and economic impacts on the well-being of residents, especially the most vulnerable. The theoretical implications of this study address the role of marketing in urban development, rekindling the discourse of exchange value, instead of use value.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-10T17:48:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MelinaTandayaMarques_Dissert.pdf: 1123987 bytes, checksum: a3d2ab5de944f55aebbcc998df90e2bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-10T17:48:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MelinaTandayaMarques_Dissert.pdf: 1123987 bytes, checksum: a3d2ab5de944f55aebbcc998df90e2bb (MD5) Previous issue date: 2023-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento urbano - Marketingpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbano - Impacto socialpt_BR
dc.subjectMercado imobiliáriopt_BR
dc.subjectGentrificaçãopt_BR
dc.subjectUrban developmentpt_BR
dc.subjectGentrificationpt_BR
dc.subjectReal estatept_BR
dc.subjectSocial functionpt_BR
dc.titleO caminho do desenvolvimento urbano de uma cidade e suas funções sociais sendo o marketing uma ferramenta de mudançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Nelsio Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003104035949004pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2193956689203597pt_BR
dc.description.resumoOs atuais modelos de desenvolvimento urbano têm criado concentração de renda e poder e a velocidade da ocupação do espaço nas cidades tem contribuído para a segregação social e espacial, impactos irreversíveis para o meio ambiente, privilegiando o desenvolvimento imobiliário ao invés do desenvolvimento humano, impactando na mobilidade e fragilizando sua própria infraestrutura. A cidade tornou-se um negócio rentável impulsionado pelas políticas públicas e estratégias de marketing. Este é um estudo de marketing e sociedade com objetivo de entender os impactos e efeitos do desenvolvimento urbano no bem-estar da população com uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e interpretativista. Os dados foram coletados por um questionário semiestruturado com os moradores para analisar os fenômenos do desenvolvimento e seus impactos sociais, avaliando o direito à cidade e a função social estabelecida no Estatuto da Cidade. A pesquisa foi feita presencialmente em uma cidade do litoral do nordeste brasileiro. As investigações demonstram que as políticas públicas, concomitante com as obras de desenvolvimento da cidade e a crescente ocupação do espaço pelo mercado imobiliário tem aumentado os preços dos serviços e dos imóveis. Concluímos que o município estudado está em um processo embrionário de gentrificação, o que é acelerado com estratégias de marketing que mercantiliza a cidade como destino turístico, gerando impactos sociais e econômicos no bem-estar dos moradores, principalmente nos mais vulneráveis. As implicações teóricas deste estudo abordam o papel do marketing no desenvolvimento urbano, reascendendo o discurso do valor de troca, no lugar do valor de uso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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