Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Janilo Cesário De Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-12T12:20:54Z-
dc.date.available2024-02-28-
dc.date.available2024-09-12T12:20:54Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31836-
dc.description.abstractEven though Biological Evolution is a fundamental theme of biology, its teaching in contemporary times sets a great challenge, the problems that hinder the comprehension of biological evolution are centered on the persistence of a content teaching approach, in the absence of diversified methodologies. Considering this problem, we aim to produce workshops guided by the Protocol for the Development of Pedagogical Workshops Scientific Research - PROPIC that allow optimizing the teaching and learning process of biological evolution. To achieve this objective, we used the following activities: a) Debates prior to the activities to obtain subsumers and the formation of wordclouds, which guided us in our workshop preparation processes; b) to highlight the spatio-temporal context giving concrete milestones of events that allow the dimensioning of geological time and plate tectonics t; c) investigate the origin of modern animal taxa documented in the fossil record d) display and discuss videos that show the processes of artificial and natural selection; ; e) evaluation of the workshops execution through forms. Finally, the results show that the use of workshops specifically focused on the study of biological evolution contributes significantly to the teaching-learning process. It allowed participants to have better idea on how the biological evolution process occurs and how it relates to human activities and based on this pertinence, we have formulated a workshop guide aimed at teaching biological evolution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-12T12:20:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JaniloCesárioDeOliveiraPereira_Dissert.pdf: 2232139 bytes, checksum: 4995307be1269c6d6896f1d9864f3986 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-12T12:20:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JaniloCesárioDeOliveiraPereira_Dissert.pdf: 2232139 bytes, checksum: 4995307be1269c6d6896f1d9864f3986 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - Evolução Biológicapt_BR
dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectBiological evolutionpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectStudent protagonismpt_BR
dc.titleAlternativas ao ensino tradicional de evolução biológica sob o formato de protocolo de oficinas com investigação científica – PROPICpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Pedro Cordeiro Estrela de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5953064777659135pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9934319974445337pt_BR
dc.description.resumoApesar da Evolução Biológica ser uma temática alicerce da biologia, seu ensino na contemporaneidade constitui-se como um grande desafio, uma vez que os problemas que dificultam o entendimento desse assunto centram-se na persistência de um ensino conteudista com ausência de metodologias diversificadas. Considerando essa problemática, objetivamos produzir oficinas norteadas pelo Protocolo de Desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas Investigação Científica – PROPIC, que permitam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da evolução biológica. Para tanto, a fim de alcançar esse objetivo, utilizamos as seguintes atividades: a) debates prévios das atividades para obter subsunçores e formação de nuvens de palavras chaves, que nos guiaram em nossos processos de elaboração de oficinas; b) evidenciar o contexto espaço temporal focaando nos marcos concretos de eventos que permitam dimensionar o tempo geológico e a tectônica de placas ; c) investigar a origem de táxons modernos documentados no registro fóssil d) expor e discutir vídeos que mostrem os processos de seleção artificial e natural; e) avaliação da aplicação das oficinas através de formulários. Os resultados evidenciam que o uso de oficinas especificamente voltadas para o estudo da evolução biológica contribui significativamente no processo de ensino aprendizagem. Ele permitiu que os participantes tenham mais clareza de como ocorre a evolução biológica e como ela se relaciona com as atividades humanas. Assim, tendo em vista a pertinência dessas oficinas, formulamos um guia de oficinas voltadas para o trabalho de ensino de evolução biológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBiologia Molecularpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaniloCesárioDeOliveiraPereira_Dissert.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons