Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31838Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Vasconcelos, Adeilson dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-12T12:35:04Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-04 | - |
| dc.date.available | 2024-09-12T12:35:04Z | - |
| dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31838 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-09-12T12:35:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASV04072024.pdf: 258740 bytes, checksum: 07e9f65c9ced11ef606cef7c65fcef2b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-12T12:35:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASV04072024.pdf: 258740 bytes, checksum: 07e9f65c9ced11ef606cef7c65fcef2b (MD5) Previous issue date: 2024-06-28 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | O ensino da língua portuguesa na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de ensino fundamental de Picuí - PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Henrique Miguel de Lima | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Lira, Fabíola Jerônimo D. de | - |
| dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino no Brasil voltada para aqueles que não tiveram acesso ou não completaram os estudos no ensino fundamental e médio na idade considerada ideal. Essa modalidade é crucial para a inclusão social e educacional, oferecendo uma segunda chance para indivíduos que, por diversos motivos, foram marginalizados pelo sistema educacional tradicional. Diante dessa realidade, o objetivo geral do trabalho é analisar os métodos e as práticas pedagógicas empregadas no ensino de Língua Portuguesa na EJA, buscando identificar desafios, propor melhorias e objetivando, também, provocar algumas reflexões como de que forma o ensino da Língua Portuguesa está sendo desenvolvido para essa parcela de alunos. O trabalho foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Ramos da Nóbrega na cidade de Picuí (PB) com o objetivo de coletar dados através da observação das atividades pedagógicas desenvolvidas pela professora de Língua Portuguesa da EJA no ciclo III. Foram proporcionados elementos necessários para as análises dos dados, como também para a execução do trabalho. Contribuíram para essa análise alguns estudiosos como Lopes e Sousa (2010), Libâneo (2005) e Antunes (2003). Diante dos resultados obtidos pela observação das aulas e pelas análises, chegou-se à conclusão de que as aulas de Língua portuguesa estão sendo ministradas com uma abordagem que combina métodos tradicionais com atividades interativas. É de suma importância que o professor use práticas pedagógicas que envolvam o uso de textos significativos e atividades que dialoguem com a realidade dos estudantes, estimulando, assim, o interesse e a participação deles. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ASV04072024.pdf | 252,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
