Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Ana Karla de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T13:36:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04 | - |
dc.date.available | 2024-09-12T13:36:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31840 | - |
dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-09-12T13:36:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKAA04072024.pdf: 371175 bytes, checksum: efebf6b270c2dea33b6f0399b2351690 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-12T13:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKAA04072024.pdf: 371175 bytes, checksum: efebf6b270c2dea33b6f0399b2351690 (MD5) Previous issue date: 2024-06-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | O menino só | pt_BR |
dc.title | O texto literário e o transtorno do espectro autista (TEA): caminhos de sensibilização e de alteridade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Hermano de França | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Sousa, Rebeca Monteiro Ayres de | - |
dc.description.resumo | Este estudo visa aprofundar as reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da análise crítica da obra O Menino Só (2018), de Andrea Viviana Taubmam. Para atingir esse propósito, delineamos quatro objetivos específicos: abordar os direitos assegurados às pessoas com TEA; explorar o potencial da literatura como ferramenta de sensibilização; examinar a interseção entre a literatura e os direitos estabelecidos em documentos e legislações vigentes; e, por fim, realizar uma análise aprofundada de O Menino Só à luz dessas discussões. Nossa base teórica se sustenta em documentos orientadores da educação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), complementada pelo estudo do professor Antonio Candido (2011) sobre a função, a importância e o direito à literatura. A legislação brasileira, especialmente a Constituição Federal de 1988 e a Lei 12.762 de 2012, consolida direitos fundamentais para indivíduos com TEA, incluindo acesso à educação e à proteção contra discriminação e abusos. Destacamos o papel crucial da escola como um ambiente propício à promoção do respeito às diferenças, fomentando a inclusão e valorizando a diversidade, utilizando o instrumento da literatura como um dispositivo pertinente para tais incursões. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AKAA04072024.pdf | 362,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons