Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Ana Karla de Araújo-
dc.date.accessioned2024-09-12T13:36:43Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-09-12T13:36:43Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31840-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-09-12T13:36:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKAA04072024.pdf: 371175 bytes, checksum: efebf6b270c2dea33b6f0399b2351690 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-12T13:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKAA04072024.pdf: 371175 bytes, checksum: efebf6b270c2dea33b6f0399b2351690 (MD5) Previous issue date: 2024-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectO menino sópt_BR
dc.titleO texto literário e o transtorno do espectro autista (TEA): caminhos de sensibilização e de alteridadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Rebeca Monteiro Ayres de-
dc.description.resumoEste estudo visa aprofundar as reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da análise crítica da obra O Menino Só (2018), de Andrea Viviana Taubmam. Para atingir esse propósito, delineamos quatro objetivos específicos: abordar os direitos assegurados às pessoas com TEA; explorar o potencial da literatura como ferramenta de sensibilização; examinar a interseção entre a literatura e os direitos estabelecidos em documentos e legislações vigentes; e, por fim, realizar uma análise aprofundada de O Menino Só à luz dessas discussões. Nossa base teórica se sustenta em documentos orientadores da educação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), complementada pelo estudo do professor Antonio Candido (2011) sobre a função, a importância e o direito à literatura. A legislação brasileira, especialmente a Constituição Federal de 1988 e a Lei 12.762 de 2012, consolida direitos fundamentais para indivíduos com TEA, incluindo acesso à educação e à proteção contra discriminação e abusos. Destacamos o papel crucial da escola como um ambiente propício à promoção do respeito às diferenças, fomentando a inclusão e valorizando a diversidade, utilizando o instrumento da literatura como um dispositivo pertinente para tais incursões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKAA04072024.pdf362,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons