Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31842Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Anderson Vicente de | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-12T14:16:30Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-04 | - |
| dc.date.available | 2024-09-12T14:16:30Z | - |
| dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31842 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-09-12T14:16:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVS04072024.pdf: 618739 bytes, checksum: 81708e4befc538807d47a5fae81f7a3d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-12T14:16:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVS04072024.pdf: 618739 bytes, checksum: 81708e4befc538807d47a5fae81f7a3d (MD5) Previous issue date: 2024-06-28 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Produção textual | pt_BR |
| dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
| dc.title | Concepções teóricas de leitura e produção textual e suas articulações com a prática pedagógica vivenciada nas salas de aulas | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Henrique Miguel de Lima | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de | - |
| dc.description.resumo | O principal propósito da construção deste trabalho encontra-se centrado na promoção de articulações entre pressupostos teóricos relacionados ao trabalho com ênfase no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos em consonância com as abordagens apresentadas por estudiosos que dedicam- se ao estudo destas temáticas e a associação dessas com o contexto real vivenciado por docentes e alunos no cotidiano escolar. O questionamento que norteou esta produção foi o seguinte: As regências efetuadas na educação básica relacionadas ao trabalho com leitura e produção de textos atendem as fundamentações teóricas abordadas durante o curso de letras? Para a realização deste trabalho fez-se necessário a utilização de concepções apresentadas por autores como Freire (1981), Koch (2003), Chiappini (2008), Mortatti (2010) e Moreira apud David Ausubel (2010), além dos documentos normativos que norteiam as praticas pedagógicas nas instituições educacionais de nosso país, sendo estes a Base Nacional Comum Curricular (2018), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Constituição Federal (1988). Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e os dados coletados apresentam-se como sendo tanto de caráter primário quanto secundário. As respostas apontadas nas resoluções dos questionários demonstraram ainda que, quando os entrevistados vivenciaram o ensino básico, os professores ao construir intervenções voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos não ofertavam muitos momentos para o estabelecimento de relações dialógicas. A pesquisa traz contribuições expressivas para nossa formação e futura atuação ao nos propiciar abordagens de grande potencial educativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AVS04072024.pdf | 604,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
