Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Anderson Vicente de-
dc.date.accessioned2024-09-12T14:16:30Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-09-12T14:16:30Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31842-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-09-12T14:16:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVS04072024.pdf: 618739 bytes, checksum: 81708e4befc538807d47a5fae81f7a3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-12T14:16:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVS04072024.pdf: 618739 bytes, checksum: 81708e4befc538807d47a5fae81f7a3d (MD5) Previous issue date: 2024-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.titleConcepções teóricas de leitura e produção textual e suas articulações com a prática pedagógica vivenciada nas salas de aulaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Henrique Miguel de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de-
dc.description.resumoO principal propósito da construção deste trabalho encontra-se centrado na promoção de articulações entre pressupostos teóricos relacionados ao trabalho com ênfase no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos em consonância com as abordagens apresentadas por estudiosos que dedicam- se ao estudo destas temáticas e a associação dessas com o contexto real vivenciado por docentes e alunos no cotidiano escolar. O questionamento que norteou esta produção foi o seguinte: As regências efetuadas na educação básica relacionadas ao trabalho com leitura e produção de textos atendem as fundamentações teóricas abordadas durante o curso de letras? Para a realização deste trabalho fez-se necessário a utilização de concepções apresentadas por autores como Freire (1981), Koch (2003), Chiappini (2008), Mortatti (2010) e Moreira apud David Ausubel (2010), além dos documentos normativos que norteiam as praticas pedagógicas nas instituições educacionais de nosso país, sendo estes a Base Nacional Comum Curricular (2018), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Constituição Federal (1988). Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e os dados coletados apresentam-se como sendo tanto de caráter primário quanto secundário. As respostas apontadas nas resoluções dos questionários demonstraram ainda que, quando os entrevistados vivenciaram o ensino básico, os professores ao construir intervenções voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos não ofertavam muitos momentos para o estabelecimento de relações dialógicas. A pesquisa traz contribuições expressivas para nossa formação e futura atuação ao nos propiciar abordagens de grande potencial educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVS04072024.pdf604,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons