Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Analine Inês de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-09-13T10:12:59Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-09-13T10:12:59Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31852-
dc.description.abstractThis research aims to identify symbols, mythemes and myths in the visual creations of eight students enrolled between 2020 and 2021 in the Technical Course in Visual Arts (CTAV) at the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of PE/Campus Olinda, in the subsequent modality. IFPE/Campus Olinda welcomes students from different social classes, ethnicities and gender, making it an eclectic, welcoming and multicultural space. To study the images in the visual creations of the interlocutors, I was based on the Imaginary Theory, in order to identify symbols, mythemes and myths. Critical knowledge, artistic practice and contextualization of images were actions that led to the germination of possibilities for understanding the path of creation. The research began with students enrolled in 2022 and they sent me 124 images, including paintings, drawings, sculptures and digital photomontages, as data for the investigation, in addition to the contribution of semi-structured interviews and intervention through online communication networks (WhatsApp and email). Gilbert Durand, Bachelard, Barbosa, Ostrower, bell hooks, Cirlot, Chevalier, Gheerbrant, Bachelard, Barcellos and other authors in the fields of art/education, creativity and imagination served as enriching sources for this research. Mitocriticism was used as a methodological path. A more sensitive look was used as a founding element to identify the imaginary in the art/education space at Campus Olinda. The discovery of the tree archetype is also present throughout the text, as well as in the imagery present in the environment of artistic creation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-13T10:12:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnalineInêsDeCarvalhoSantos_Dissert.pdf: 11008662 bytes, checksum: f62c4247b57c65a2850bc740b3ca27c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-13T10:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnalineInêsDeCarvalhoSantos_Dissert.pdf: 11008662 bytes, checksum: f62c4247b57c65a2850bc740b3ca27c1 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectCriação artísticapt_BR
dc.subjectTeoria do imagináriopt_BR
dc.subjectEducação técnicapt_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectArtistic creationpt_BR
dc.subjectImaginary theorypt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.titleImaginário do amor e da natureza: mitocrítica das criações de estudantes de Artes Visuais/IFPEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Maria das Vitórias Negreiros do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3317479462307817pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3800161106900557pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa identificar símbolos, mitemas e mitos nas criações visuais de oito estudantes matriculados entre 2020 e 2021 no Curso Técnico em Artes Visuais (CTAV) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de PE/Campus Olinda, na modalidade subsequente. O IFPE/Campus Olinda recebe estudantes de variadas classes sociais, etnias e gênero, sendo, portanto, um espaço eclético, acolhedor e multicultural. Para o estudo das imagens nas criações visuais dos interlocutores, tive como base a Teoria do Imaginário, a fim de identificar símbolos, mitemas e mitos. O conhecimento crítico, o fazer artístico e a contextualização das imagens foram ações que propiciaram a germinação de possibilidades de entendimento do percurso de criação. A pesquisa foi iniciada com os estudantes em 2022 e foram enviadas 124 imagens, entre pinturas, desenhos, esculturas e fotomontagens digitais, como dados para a investigação, além da contribuição de entrevistas semiestruturadas e intervenção por meio de redes online de comunicação (WhatsApp e e-mail). Gilbert Durand, Bachelard, Barbosa, Ostrower, bell hooks, Cirlot, Chevalier, Gheerbrant, Bachelard, Barcellos e outros autores e autoras dos campos da arte/educação, criatividade e imaginário serviram de fontes enriquecedoras para esta pesquisa. A mitocrítica foi utilizada como caminho metodológico. O olhar mais sensível foi posto como elemento fundante para identificar o imaginário no espaço da arte/educação no Campus Olinda. Sentir-me sensibilizada e atravessada pelas criações dos sujeitos culminou em reconhecer que o arquétipo da árvore faz parte da minha trajetória pessoal e profissional. A descoberta do arquétipo da árvore também está presente ao longo do texto, assim como no imaginário presente no ambiente da criação artística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnalineInêsDeCarvalhoSantos_Dissert.pdf10,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons