Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBELMONT, VILMA DA SILVA SOARES-
dc.date.accessioned2024-09-13T17:25:14Z-
dc.date.available2024-09-13T17:25:14Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31866-
dc.description.abstractBearing in mind that the contribution of Social Work in Youth and Adult Education can directly or indirectly impact the reality of students, bringing students access to Educational Policy and Student Assistance and, consequently, the implementation of these policies for student permanence in the education, the present study deals with the contribution of Social Work in Youth and Adult Education, aimed at those who did not have access or, for some reason, did not complete their studies at a regular age. Usually young people and adults who had to give up their studies to work or take on other obligations. In order to analyze the contribution of Social Work in Youth and Adult Education, it was necessary to investigate the trajectory of Youth and Adult Education in Brazil, starting with the Federal Constitution of 1988, apprehend the importance of Social Work and report the supervised internship experience at the Federal Institute of Paraíba - Campus João Pessoa, from February 1, 2019 to September 26, 2019. A bibliographic and documentary research was then carried out, with a qualitative approach, where it was possible conclude that Social Work contributes to EJA, legitimizing its importance in guaranteeing and consolidating education as a social right, preparing and executing projects, as an agent that helps in training for the exercise of citizenship and critical awareness of this public.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2024-09-13T17:25:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) _ (13).pdf: 673319 bytes, checksum: 4d7174857feaa662840dc61f5aa1dd07 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-13T17:25:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) _ (13).pdf: 673319 bytes, checksum: 4d7174857feaa662840dc61f5aa1dd07 (MD5) Previous issue date: 2024-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação; Educação de Jovens e Adultos; Serviço Social.pt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Uma Experiência no Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Danielle Viana Lugo-
dc.description.resumoTendo em vista que a contribuição do Serviço Social na Educação de Jovens e Adultos pode impactar direta ou indiretamente na realidade dos alunos, trazendo o acesso dos estudantes a Política Educacional e de Assistência Estudantil e, consequentemente, a efetivação dessas políticas para permanência do estudante no ensino, o presente estudo trata sobre a contribuição do Serviço Social na Educação de Jovens e Adultos, voltada para aqueles que não tiveram acesso ou, por algum motivo, não concluíram os estudos em idade regular. Geralmente jovens e adultos que precisaram abdicar dos estudos para trabalhar ou assumir outras obrigações. A fim de analisar a contribuição do Serviço Social na Educação de Jovens e Adultos, para tanto foi necessário investigar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, apreender a importância da atuação do Serviço Social e relatar a experiência de estágio supervisionado no Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa, vivenciada no período de 01 de fevereiro de 2019 a 26 de setembro de 2019. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, onde foi possível concluir que o Serviço Social contribui na EJA legitimando sua importância na garantia e consolidação da educação como direito social, elaborando e executando projetos, como agente que auxilia na formação para o exercício da cidadania e consciência crítica desse público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentServiço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_ (13).pdf657,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons