Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31867Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, José Henrique Galdino do | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-13T17:28:08Z | - |
| dc.date.available | 2024-09-13T17:28:08Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31867 | - |
| dc.description.abstract | This work involves a psychoanalytic understanding of the novel Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios by the brazilian writer Marçal Aquino. Psychoanalysis has a close relationship with art and literature, the latter, serving as a means to access psychoanalytic foundations and to apprehend them, as well as the knowledge that literature can convey. In this context, it sought to link the concepts of anguish in psychoanalysis with the historical conceptualizations of Sigmund Freud and Jacques Lacan, its primary scope was to examine the story of the character Lavínia, situated in the novel. Through a psychoanalytic lens, it implies an analysis of this character, positioning a possible clinical case of the same – her childhood, internal and experiential conflicts, and transformations throughout the narrative. This illustrates the complex interplay between the individual, society, and other elements within the plot | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2024-09-13T17:28:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) (TCC) José Henrique Galdino do Nascimento.pdf: 254393 bytes, checksum: 5ff64bc250be348eaede4fc13567c87a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-13T17:28:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) (TCC) José Henrique Galdino do Nascimento.pdf: 254393 bytes, checksum: 5ff64bc250be348eaede4fc13567c87a (MD5) Previous issue date: 2023-11-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Psicanálise; angústia; literatura; desamparo. | pt_BR |
| dc.title | A Angústia em Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios: Uma articulação entre a psicanálise e literatura | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | León, Adriano Azevedo Gomes de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma compreensão psicanalítica da obra Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, do escritor brasileiro Marçal Aquino. A psicanálise tem um caso estreito com a arte e a literatura, dessa última, constitui-se aqui como maneira de acessar fundamentos psicanalíticos, apreende-los, bem como, conhecimentos que a literatura pode veicular. Nessa feita, procurou-se articular os conceitos de angústia em psicanálise, com as conceitualizações históricas de Sigmund Freud e Jacques Lacan, tendo como escopo principal, examinar a história da personagem Lavínia, situada no livro, onde é possível, por uma ótica psicanalítica, implicar uma análise dessa personagem, situando um possível caso clínico da mesma; sua infância, seus conflitos internos, vivenciais, e suas transformações ao longo da narrativa, ilustrando a complexa interação entre o indivíduo, a sociedade e outros agregadores da trama. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Psicologia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| (TCC) José Henrique Galdino do Nascimento.pdf | 248,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
