Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBANDEIRA, IRENE MARIA DIAS-
dc.date.accessioned2024-09-13T17:31:51Z-
dc.date.available2024-09-13T17:31:51Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31868-
dc.description.abstractUnderstanding fictionalization as a human characteristic and literature as a right, it is necessary to think the teaching of literary reading in an inclusive perspective, which attends to the specificity of each subject and values its subjectivity in the construction of knowledge. Thinking specifically about the audience of autistic people and considering the difficulties in communication and social interaction, literature can help in the understanding of language and of the other, and also promote awareness and acceptance of the general community about the spectrum. Therefore, the aim of this work was to investigate the possibilities of emancipating the aesthetic experience of autistic people with narratives texts. The methodology adopted was the qualitative analysis of autistic people's speech in excerpts from the podcast Introvertendo, in episodes #36 - Atypical comentado por Autistas and #183 - Atypical, identifying concepts of Literary Anthropology, a theory founded by Wolfgang Iser (1996, 1999), present in the podcasters' aesthetic experience with the series and the possibilities of emancipation through fiction in episode #163 - Narrativas Ficcionais e o Autismo. With this, it was realized that the contact of the presenters with the fictional texts allowed them to live complete and complex aesthetic experiences, leading to qualitative leaps, changes in behavior in personal life, and advances in the ability to interpret increasingly complex texts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2024-09-13T17:31:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BANDEIRA Irene 2022 OLHARES EMANCIPADORES.pdf: 370540 bytes, checksum: 7b6dd4728c13dfa628d0d29034f63cf7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-13T17:31:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BANDEIRA Irene 2022 OLHARES EMANCIPADORES.pdf: 370540 bytes, checksum: 7b6dd4728c13dfa628d0d29034f63cf7 (MD5) Previous issue date: 2024-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologia Literária; Mapeamento de Experiência estética; Educação inclusiva; Autismo.pt_BR
dc.titleOLHARES EMANCIPADORES: MAPEAMENTO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DE AUTISTAS COM A SÉRIE ATYPICALpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Fabiana Ferreira da-
dc.description.resumoCompreendendo a ficcionalização como uma característica humana e a literatura como um direito, é necessário pensar o ensino de leitura literária em uma perspectiva inclusiva, que atenda às especificidades de cada sujeito e valorize suas subjetividades na construção do conhecimento. Pensando especificamente no público de pessoas autistas e considerando as dificuldades de comunicação e interação social, a literatura pode auxiliar na compreensão da linguagem e do outro, e, ainda, promover a conscientização e a aceitação da comunidade geral sobre o espectro. Por isso, o objetivo deste trabalho foi investigar as possibilidades de emancipação da experiência estética de pessoas autistas com narrativas ficcionais. A metodologia adotada foi a análise qualitativa de fala de autistas em trechos do podcast Introvertendo, nos episódios #36 - Atypical comentado por Autistas e #183 - Atypical, identificando conceitos da Antropologia Literária, teoria fundada por Wolfgang Iser (1996, 1999), presentes nas experiências estéticas dos podcasters com a série e as possibilidade de emancipação através da ficção no episódio #163 - Narrativas Ficcionais e o Autismo. Com isso, percebeu-se que o contato dos apresentadores com os textos ficcionais permitiu a vivência de experiências estéticas completas e complexas, levando a saltos qualitativos, mudanças de comportamento na vida pessoal, e avanços na capacidade de interpretar textos cada vez mais complexos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BANDEIRA Irene 2022 OLHARES EMANCIPADORES.pdf361,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons