Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Valentim Heleno Santos-
dc.date.accessioned2024-09-16T10:35:42Z-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2024-09-16T10:35:42Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31884-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic worsened the situation of students remaining in higher education and postgraduate studies, as the problems that led to student dropout intensified, thus contributing to a decrease in the number of students studying and completing Higher Education in Brazil. This scenario of uncertainty and conflicts brought educational, social, financial and political impacts to the field of Higher Education, specifically Postgraduate Studies. The general objective of this research was to analyze the conditions of students' stay in the Postgraduate Program in International Relations/UEPB, during the pandemic, and the impacts reverberated after this period. The methodology adopted to support this academic research was based on a qualitative-quantitative study and documentary research regarding the stay at PPGRI/UEPB, during the post-pandemic period. Institutional actions were identified, developed during the pandemic process, that helped or hindered the students' permanence in the PPGRI/UEPB, as well as external factors that contributed to their permanence or evasion in the course during the pandemic, as well as being listed among the students. how possibilities were identified for improving institutional practices to promote the retention of students in postgraduate studies after the pandemic period. After identifying the issues arising in the research, as a technical product of this professional master's degree, a report was developed with a view to contributing to the development of postgraduate retention policies, specifically in the Postgraduate Program in International Relations/UEPB, aiming to identify internal problems and solutions to promote permanence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-16T10:35:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValentimHelenoSantosRodrigues_Dissert.pdf: 1081442 bytes, checksum: 6ea026aa572b411cd3f633456d753ca3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-16T10:35:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValentimHelenoSantosRodrigues_Dissert.pdf: 1081442 bytes, checksum: 6ea026aa572b411cd3f633456d753ca3 (MD5) Previous issue date: 2024-02-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectEducação superior - Brasilpt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.subjectPostgraduate studiespt_BR
dc.subjectHigher education - Brazilpt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.subjectStudent permanencept_BR
dc.titlePermanência na pós-graduação durante a pandemia e os impactos posteriores aos estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 16/09/2024pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 16/09/2024pt_BR
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 agravou a situação de permanência dos estudantes no ensino superior e na pós-graduação, pois os problemas que levavam à evasão estudantil se intensificaram, contribuindo assim para diminuição do quantitativo de estudantes cursando e concluindo o Ensino Superior no Brasil. Esse cenário de incertezas e conflitos trouxe ao campo da Educação Superior, especificamente à Pós-graduação, impactos educacionais, sociais, financeiros e políticos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as condições de permanência dos estudantes no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais/UEPB, durante a pandemia, e os impactos reverberados após esse período. A metodologia adotada para fundamentar esta pesquisa acadêmica foi baseada em estudo quali-quantitativo e pesquisa documental a respeito da permanênca no PPGRI/UEPB, durante o período pós pandêmico. Foram identificadas ações instituicionais, desenvolvidas durante o processo pandêmico, que auxiliaram ou que dificultaram a permanência dos discentes no PPGRI/UEPB, assim como elencados, junto aos discentes, fatores externos que contribuíram para a sua permanência ou evasão no curso durante a pandemia, assim como foram identificadas as possibilidades de aprimoramento de práticas institucionais para a promoção da permanência de alunos na pós-graduação após o período pandêmico. Após a identificação das questões emanadas na pesquisa, como produto técnico deste mestrado profissional, foi desenvolvido um relatório com vistas a contribuir com a elaboração de políticas de permanência na pós-graduação, especificamente, no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais/UEPB, visando identificar problemas internos e soluções para promoção da permanência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValentimHelenoSantosRodrigues_Dissert.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons