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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3192Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Edja Camila | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-13T12:05:49Z | - |
| dc.date.available | 2011-12-07 | - |
| dc.date.available | 2017-12-13T12:05:49Z | - |
| dc.date.issued | 2011-12-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3192 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Jogos teatrais | pt_BR |
| dc.subject | Viola Spolin | pt_BR |
| dc.title | Os jogos teatrais no ensino de português para estrangeiros | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferraz, Mônica Mano Trindade | - |
| dc.description.resumo | Os Jogos Teatrais da americana Viola Spolin (1973) podem auxiliar na educação. No fichário elaborado pela dramaturga, existem jogos que privilegiam o uso da linguagem verbal, que forçam uma interação e que levam os jogadores a utilizarem a pragmática da língua. Esse material permitiu o uso de tais jogos para o ensino de PLE (português como língua estrangeira). O aluno de PLE utiliza todo seu conhecimento adquirido nas aulas de português (leitura, gramática, produção de texto e conversação) em situações-problema simuladas, em que há um contexto de uso da língua (que Viola define como Onde, Quem e O quê – Cenário, Personagem e Situação de Cena) e o desafio de compreenderem a língua na forma prática do cotidiano. Apesar de serem jogos teatrais, eles são voltados também para indivíduos que não trabalham na aérea de artes cênicas. O objetivo dos jogos não é de formação de atores, e sim de resolução de problemas, tudo sendo feito através de uma forma lúdica. Este trabalho pretende relatar a aplicação desses jogos em uma turma do curso de Português para estrangeiros ministrado pelo PLEI (Programa Linguistico Cultural para Estudantes Internacionais), composta de alunos vindos dos seguintes países: República Democrática do Congo, República do Benim, Camarões, Haiti e Espanha. Exporemos a metodologia utilizada no curso, e os resultados obtidos (produtivos ou não) nas aulas ministradas, através de uma avaliação realizada segundo os Postulados Conversacionais de quantidade, qualidade, relevância e modo, do filósofo Herbert Paul Grice. (apud KOCH, 2007). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ECGA07122011.pdf | 920,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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