Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Edja Camila-
dc.date.accessioned2017-12-13T12:05:49Z-
dc.date.available2011-12-07-
dc.date.available2017-12-13T12:05:49Z-
dc.date.issued2011-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3192-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-13T12:05:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ECGA07122011.pdf: 942583 bytes, checksum: 2fdc474e8f8379205b58d99d8943e35b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-13T12:05:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ECGA07122011.pdf: 942583 bytes, checksum: 2fdc474e8f8379205b58d99d8943e35b (MD5) Previous issue date: 2011-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectViola Spolinpt_BR
dc.titleOs jogos teatrais no ensino de português para estrangeirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Mônica Mano Trindade-
dc.description.resumoOs Jogos Teatrais da americana Viola Spolin (1973) podem auxiliar na educação. No fichário elaborado pela dramaturga, existem jogos que privilegiam o uso da linguagem verbal, que forçam uma interação e que levam os jogadores a utilizarem a pragmática da língua. Esse material permitiu o uso de tais jogos para o ensino de PLE (português como língua estrangeira). O aluno de PLE utiliza todo seu conhecimento adquirido nas aulas de português (leitura, gramática, produção de texto e conversação) em situações-problema simuladas, em que há um contexto de uso da língua (que Viola define como Onde, Quem e O quê – Cenário, Personagem e Situação de Cena) e o desafio de compreenderem a língua na forma prática do cotidiano. Apesar de serem jogos teatrais, eles são voltados também para indivíduos que não trabalham na aérea de artes cênicas. O objetivo dos jogos não é de formação de atores, e sim de resolução de problemas, tudo sendo feito através de uma forma lúdica. Este trabalho pretende relatar a aplicação desses jogos em uma turma do curso de Português para estrangeiros ministrado pelo PLEI (Programa Linguistico Cultural para Estudantes Internacionais), composta de alunos vindos dos seguintes países: República Democrática do Congo, República do Benim, Camarões, Haiti e Espanha. Exporemos a metodologia utilizada no curso, e os resultados obtidos (produtivos ou não) nas aulas ministradas, através de uma avaliação realizada segundo os Postulados Conversacionais de quantidade, qualidade, relevância e modo, do filósofo Herbert Paul Grice. (apud KOCH, 2007).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECGA07122011.pdf920,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons