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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Gustavo de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-19T17:25:50Z-
dc.date.available2023-09-22-
dc.date.available2024-09-19T17:25:50Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31940-
dc.description.abstractDigital games are important recreational tools for education, as they are attractive to children. In inclusive education, they are beneficial in facilitating learning, like children with Down Syndrome. These games can fulfill an information role beyond the screens, with attitudinal changes, as in health care learning. This proposal seeks to understand how the interface of games and communication mediated by software can contribute to the education of children with Down Syndrome, in learning about respiratory health care and in the transmission of viral diseases. Therefore, the present study proposes to carry out a qualitative and quantitative systematic review, based on PubMed, LILACS and Scopus databases. We also surveyed the state of the art in the availability of applications and digital games on the topic of respiratory health, through a qualitative study based on the Google Play platform. Based on the surveys carried out, we present a project to develop a serious educational game entitled “Eu me Cuido”, aimed at promoting basic health care, guidance on the correct use of Personal Protective Equipment (PPE) and awareness of the community, both in the context of the pandemic caused by COVID-19 and other viral respiratory diseases. It is expected with the proposition and elaboration of the game a better mediation of educational dialogues with this public. It is also intended that this resource encourage good habits of prevention and basic health care, ensuring that these are incorporated through play and the mimicry of virtual reality into the children's daily lives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-19T17:25:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GustavoDeOliveiraAndrade_Dissert.pdf: 2767722 bytes, checksum: 91be2c2cab52f045de04649ad93b9a0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-19T17:25:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GustavoDeOliveiraAndrade_Dissert.pdf: 2767722 bytes, checksum: 91be2c2cab52f045de04649ad93b9a0c (MD5) Previous issue date: 2023-04-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDigital communicationpt_BR
dc.subjectGame Design Documentpt_BR
dc.subjectDesign Science Researchpt_BR
dc.titleProposta de desenvolvimento do jogo "eu me cuido": educação inclusiva em saúde para crianças com síndrome de Downpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415439327232902pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 19/09/2024pt_BR
dc.description.resumoOs jogos digitais são ferramentas lúdicas importantes para a educação, por serem atrativos para as crianças. Na educação inclusiva, eles são benéficos na facilitação do aprendizado, a exemplo de crianças com Síndrome de Down. Estes jogos podem cumprir um papel de informação para além das telas, com mudanças atitudinais, como no aprendizado de cuidados em saúde. A presente proposta busca compreender como a interface dos jogos e a comunicação mediada por um software pode ser contributiva à educação de crianças com Síndrome de Down, no aprendizado aos cuidados de saúde respiratória e na transmissão de doenças virais. Sendo assim, o presente estudo se propõe a efetuar uma revisão sistemática quali-quantitativa, a partir das bases PubMed, LILACS e Scopus. Também levantamos o estado da arte na disponibilidade de aplicativos e jogos digitais na temática de saúde respiratória, através de um estudo qualitativo a partir da plataforma Google Play. Com base nos levantamentos realizados, apresentamos um projeto de desenvolvimento de um jogo sério educacional intitulado “Eu me Cuido”, visando a promoção dos cuidados básicos de saúde, orientação ao uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e conscientização sobre a coletividade, tanto pelo contexto da pandemia causada pelo COVID-19 quanto das demais doenças respiratórias virais. Espera-se com a proposição e elaboração do jogo uma melhor mediação de diálogos educativos com este público. Também se pretende que este recurso estimule os bons hábitos de prevenção e cuidados básicos de saúde, fazendo com que estes sejam incorporados através do lúdico e da mimetização da realidade virtual para o cotidiano das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

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