Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, PAULO SÉRGIO DA SILVA-
dc.date.accessioned2024-09-20T17:21:51Z-
dc.date.available2024-09-20T17:21:51Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31949-
dc.description.abstractThis paper aims to reflect upon the conception of authorship in the era of ChatGPT from Foucault’s perspective (1969; 1972; 1987; 1999; 2000; 2001). We explore the transformations in the concept of authorship amidst the growing presence of artificial intelligence, investigating ethical and legal challenges, as well as the dynamics of collaborative writing between humans and machines. Employing a bibliographical approach, the study is grounded chiefly in Foucault’s ideas on power and authorship, but also addresses Vygotsky’s concept of the Zone of Proximal Development. The discussion unveils ChatGPT’s influence on textual production, emphasizing the importance of understanding and regulating the interaction between human and automated authors, including its use in educational settings and for academic purposes. To illustrate the points presented in the paper, we have included an interview conducted using ChatGPT. It is concluded that artificial intelligence, as represented by ChatGPT, challenges traditional concepts of authorship, necessitating ongoing reflection on the ethical, legal, and practical impacts of this new reality in text production. Finally, this paper offers a critical reflection on authorship in the era of ChatGPT, exploring its potentialities and limitations, and provoking thoughts on the role of technology in the creative process and the construction of discourses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2024-09-20T17:21:50Z No. of bitstreams: 1 Paulo TCC_-_Monografia - versão final e revisada.pdf: 318294 bytes, checksum: 7df71317ef51ca3783ff26b6136fa791 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-20T17:21:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo TCC_-_Monografia - versão final e revisada.pdf: 318294 bytes, checksum: 7df71317ef51ca3783ff26b6136fa791 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectChatGPT, Autoria; Autor, Estudos foucaultianos, Estudos Vygotskyanospt_BR
dc.titleA AUTORIA NA ERA DO CHATGPT: UMA REFLEXÃO À LUZ DAS IDEIAS DE FOUCAULTpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Barthyra Cabral Vieira de-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso visa refletir sobre a concepção de autoria na era do ChatGPT sob a ótica de Foucault (1969; 1972; 1987; 1999; 2000; 2001). Exploramos as transformações na concepção de autoria com a presença crescente da inteligência artificial, investigando desafios éticos, legais e as dinâmicas da escrita colaborativa entre humanos e máquinas. Utilizando uma abordagem bibliográfica, o estudo se baseia principalmente nas ideias de Foucault sobre poder e autoria, mas também trata sobre a concepção da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A discussão revela a influência do ChatGPT na produção textual, destacando a importância de compreender e regular a interação entre autor humano e automatizado, incluindo sua utilização em ambientes educacionais e para fins acadêmicos. Para ilustrar o que foi apresentado no trabalho, acrescentamos uma entrevista realizada com o uso do ChatGPT. Conclui-se que a inteligência artificial, representada pelo ChatGPT, desafia conceitos tradicionais de autoria, exigindo uma reflexão contínua sobre os impactos éticos, legais e práticos dessa nova realidade na produção de textos. Por fim, este trabalho oferece uma reflexão crítica sobre a autoria na era do ChatGPT, explorando suas potencialidades e limitações e provocando reflexões sobre o papel da tecnologia no processo criativo e na construção dos discursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo TCC_-_Monografia - versão final e revisada.pdf310,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.