Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEITE, LÍVIA HENRIQUE-
dc.date.accessioned2024-09-20T17:55:31Z-
dc.date.available2025-11-01-
dc.date.available2024-09-20T17:55:31Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31954-
dc.description.abstractxxxpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2024-09-20T17:55:31Z No. of bitstreams: 1 _ (17).pdf: 227087 bytes, checksum: 2f749f919a03fbe4d0f493f0be02bd91 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-20T17:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 _ (17).pdf: 227087 bytes, checksum: 2f749f919a03fbe4d0f493f0be02bd91 (MD5) Previous issue date: 2023-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectSurdo; Identidade; Família; Desenvolvimento Psicossocial.pt_BR
dc.titleASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO DE UM SURDO NO CONTEXTO FAMILIAR E EDUCACIONALpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Henrique Jorge Simões-
dc.description.resumoA presente pesquisa, com base na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e no Modelo Sócio Antropológico da Surdez, teve como objetivo analisar os contextos de desenvolvimento vivenciados por uma pessoa surda em seu ambiente familiar. Foi realizado um estudo de caso com aplicação de um questionário sociodemográfico e uma entrevista aberta para reunir informações adicionais sobre os eventos vivenciados pelos participantes. Os resultados compreendem duas perspectivas: a do sujeito Surdo que vê a surdez enquanto um traço identitário em conformidade com o Modelo Sócio Antropológico; e a da mãe, que lida com a surdez como uma tragédia pessoal em concordância com o Modelo Biomédico. Concluiu-se que a trajetória de desenvolvimento psicossocial do sujeito Surdo corrobora com a literatura dos Estudos Surdos vigentes: tanto em relação aos processos de segregação e exclusão e às perspectivas do oralismo e ouvintismo; quanto aos temas relacionados com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o bilinguismo na construção da Identidade Surda. De modo semelhante, há um alinhamento entre os aspectos do desenvolvimento do sujeito Surdo identificados com os estudos sobre compensação social que privilegiam a sociogênese do funcionamento psicológico superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_ (17).pdf221,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.