Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Miraneide Alves Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2017-12-13T12:28:04Z-
dc.date.available2011-07-08-
dc.date.available2017-12-13T12:28:04Z-
dc.date.issued2011-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3196-
dc.description.abstractEste trabajo de conclusión tiene como objetivo hacer un análisis de textos producidos por alumnos del curso de Lengua Portuguesa como Lengua Extranjera (ahora llamaremos PLE), verificando los recursos sintáctico-semánticos y pragmáticos de la lengua como componentes esenciales a la argumentación. Se trata de un corpus delimitado de producciones de artículos de opinión, cartas argumentativas y reseñas críticas, de autoría de los alumnos de los niveles intermediario y avanzado del curso de PLE, ofertados por el Programa Lingüístico-cultural para Estudiantes Internacionales (PLEI). Para la elaboración de este trabajo fue utilizada la investigación de campo que consistió en la práctica como docente de PLE. La base teórica utilizada para el estudio de los géneros textuales se sustenta en las ideas de Marcuschi mientras que la concepción de texto y de argumentación se parte de Koch. Se presenta en secuencia, una explanación sobre la enseñanza de PLE, los conceptos básicos a la práctica de la producción escrita a partir de la perspectiva de los géneros textuales y, por último, el análisis de fragmentos que ejemplifican como el conocimiento de operadores argumentativos favorece a la argumentatividad del texto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-13T12:28:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MARS08072011.pdf: 1946941 bytes, checksum: 0c8f2847878f7d00e3cea865655b71bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-13T12:28:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MARS08072011.pdf: 1946941 bytes, checksum: 0c8f2847878f7d00e3cea865655b71bf (MD5) Previous issue date: 2011-07-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPrograma de Língua Estrangeira (PLE)pt_BR
dc.subjectAnálise de textospt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.titleOperadores argumentativos: análise semântica de produções textuais em PLEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Mônica Mano Trindade-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fazer uma análise de textos produzidos por alunos do curso de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira (doravante PLE), verificando os recursos sintático-semânticos e pragmáticos da língua como componentes essenciais à argumentação. Trata-se de um corpus delimitado de produções de artigos de opinião, cartas argumentativas e resenhas críticas, de autoria dos alunos dos níveis intermediário e avançado do curso de PLE, ofertados pelo Programa Linguístico-cultural para Estudantes Internacionais (PLEI). Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa de campo que consistiu na prática como docente de PLE. A base teórica utilizada para o estudo dos gêneros textuais se sustenta nas ideias de Marcuschi e quanto à concepção de texto e de argumentação parte-se de Koch. Apresenta-se, em sequência, uma explanação sobre o ensino de PLE, os conceitos básicos à prática de produção escrita a partir da perspectiva dos gêneros textuais e, por último, a análise de trechos que exemplificam como o conhecimento de operadores argumentativos favorece à argumentatividade do texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARS08072011.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons