Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Jéssica Hellen dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-23T16:34:34Z-
dc.date.available2023-03-28-
dc.date.available2024-09-23T16:34:34Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31971-
dc.description.abstractThis work aims to analyze a collection of the Didactic Materials Series developed in the 1990s by the Projeto Resgate do Processo Histórico e Cultural dos Municípios Paraibanos. We examined the research carried out in full in six municipalities in Paraíba – Patos, Ingá, Pedras de Fogo, Conde, Cabedelo and Areia – with the objective of analyzing the history of the Project’s conception and performance, the construction of the manuals and the methodology used by the group of research. We insert the case of Serra Branca, which even with the data collection and investigations already carried out from 2007 onwards, has not yet been embodied in a book. The sources used were teaching materials and interviews given by the team of teachers, coordinators and research fellows at the time, and a copy of the project in its original format. This work will be built from the theoretical perspectives of Social History, seeking to specify the outline of Local History, seen as a methodological resource that offers the possibility of situating the significant problems of the history of the present time, insofar as it seeks to analyze the formation of spaces social and community articulation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-23T16:34:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JéssicaHellenDosSantosAraújo_Dissert.pdf: 5020458 bytes, checksum: 0c5c423fde9c94e79acec215cdf52f52 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-23T16:34:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JéssicaHellenDosSantosAraújo_Dissert.pdf: 5020458 bytes, checksum: 0c5c423fde9c94e79acec215cdf52f52 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória - Ensinopt_BR
dc.subjectMunicípios paraibanospt_BR
dc.subjectProjeto Resgate/UFPBpt_BR
dc.subjectSaberes históricospt_BR
dc.subjectHistory - Teachingpt_BR
dc.subjectMunicipalities in Paraíbapt_BR
dc.subjectHistorical knowledgept_BR
dc.subjectRescue Project/UFPBpt_BR
dc.title“Por uma história que atinja a maior parte da população”: a produção didática do projeto resgate da história local dos municípios paraibanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Ângelo Emílio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8488372480151634pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7335010261571326pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar uma coleção da Série Materiais Didáticos desenvolvida na década de 1990 pelo Projeto Resgate do Processo Histórico e Cultural dos Municípios Paraibanos. Examinamos as pesquisas realizadas de forma integral em seis municípios paraibanos – Patos, Ingá, Pedras de Fogo, Conde, Cabedelo e Areia – tendo o objetivo de analisar a história da concepção e atuação do Projeto, a construção dos manuais e a metodologia empregada pelo grupo de pesquisa. Inserimos o caso de Serra Branca, que mesmo com o levantamento de dados e investigações já realizadas a partir de 2007, ainda não se consubstanciou em livro. As fontes utilizadas foram os materiais didáticos e as entrevistas concedidas pela equipe de professores, coordenadores e bolsistas-pesquisadores à época e uma cópia do projeto em seu formato original. Este trabalho será construído a partir das perspectivas teóricas da História Social, buscando especificar o recorte da História Local, visto como recurso metodológico que oferece a possibilidade de situar os problemas significativos da história do tempo presente, na medida em que busca analisar a formação dos espaços sociais e a articulação da comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JéssicaHellenDosSantosAraújo_Dissert.pdf4,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons