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dc.creatorGaldino, Monique Cezar Merêncio-
dc.date.accessioned2017-12-13T12:31:33Z-
dc.date.available2011-07-08-
dc.date.available2017-12-13T12:31:33Z-
dc.date.issued2011-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3197-
dc.description.abstractThe studies developed in the area of Applied Linguistics have dedicated a special attention to the researches about the practices of production of texts in schools and, more recently, have emphasized the importance of developing time to rewriting activities that has been seen as way of developing and empowering the students' ability of writing. In this sense, this current work has as the general aim to investigate the relation between theory and practice in the development of the proposals of textual rewriting in the classrooms shown in the teachers' speech. With this purpose, it was created a corpus of analysis composed of 12 questionnaires answered by the staff of the system of acceleration 'Travessia' in Pernambuco. This work is supported by the theoretical-methodological perspective of the Socio-discursive Interactionism (SDI), represented by the works of Bronckart (1999) and Schneuwly and Dolz (2004), who see language as action. The analyses, with a qualitative and interpretative character, showed in summary, that the teachers' speech is permeated by current concepts, such as, the work with genders, the dynamics and processual vision of the writing and, consequently, the importance of developing the process of rewriting. Nevertheless, these ideas seem not to be very clear, since some traditional practices, for instance, the spell and punctuation checking, keep being given priority by the teachers at the moment of rewriting. Some aspects, such as, the adequacy of the proposed gender, type of used language, and cohesion between the parts of the text are still a bit neglected. Finally, it is obvious that the teacher is acquainted with the importance of rewriting for the appropriation of strategies of production by the students, however, not always has the subsidies necessaries to lead it into practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-13T12:31:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MCMG08072011.pdf: 324604 bytes, checksum: d243e6a04bc04d9584d50ac89e8b03db (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleReescrevendo práticas: o lugar da reescrita em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Regina Celi Mendes-
dc.description.resumoOs estudos desenvolvidos na linha da Linguística Aplicada têm dedicado uma atenção especial às pesquisas sobre as práticas de produção de textos na escola e, mais recentemente, têm ressaltado a importância de se desenvolverem momentos para as atividades de reescrita, que tem sido vista como um meio para se desenvolver e potencializar a capacidade de escrita dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar a relação entre teoria e prática no encaminhamento das propostas de reescrita textual em sala de aula evidenciada no discurso dos professores. Com esse fim, foi constituído um corpus da análise composto por 12 questionários respondidos por docentes do sistema de aceleramento ‘Travessia’ em Pernambuco. O trabalho se respalda na perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representada pelos trabalhos de Bronckart (1999) e de Schneuwly e Dolz (2004), que encara a linguagem como ação. As análises, de caráter qualitativo e interpretativo, evidenciam, em síntese, que o discurso dos professores é permeado por conceitos atuais como o trabalho com os gêneros textuais, a visão dinâmica e processual da escrita e, consequentemente, a importância do encaminhamento do processo de reescrita. Contudo, essas noções parecem não estar muito claras, já que algumas práticas tradicionais como, por exemplo, a correção ortográfica e da pontuação, continuam sendo priorizadas pelos professores no momento da reescrita. Alguns aspectos como adequação ao gênero proposto, tipo de linguagem utilizada, coerência entre as partes do texto permanecem um pouco negligenciados. Finalmente, é notório que o professor já está inteirado sobre a importância da reescrita para a apropriação de estratégias de produção por parte dos alunos, entretanto, nem sempre tem os subsídios necessários para encaminhá-la na prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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