Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Natã de Souza-
dc.date.accessioned2017-12-13T12:38:31Z-
dc.date.available2011-07-05-
dc.date.available2017-12-13T12:38:31Z-
dc.date.issued2011-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3198-
dc.description.abstractWe will review the condition of textuality that is processed by three-pronged approach: pragmatic, semantic and formal. To meet the pragmatic conditions, which is the functional aspect of language and interaction, we use the concept of informativeness, which, in summary, is new information that the text will bring to those who read, to meet the semantics, we use the concept of coherence and cohesion, which will build the unity of the text, and, finally, the formal aspect, we use the formal analysis of language, which is the grammar in use. These three elements build the function and unity of the text, so it has a social interaction between author and writer. We will try to observe this writing skills, supported by these three perspectives, in the productions of the candidates of vestibular, and reflect on the competence of writing that the school offers, in order that we can think of a way to teach writing in a more functional. The largest deviation was the rule of informativeness. Within the results, we selected seven essays to make a qualitative analysis and demonstrate how the procedure occurred to fix the other.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-13T12:38:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NSO05072011.pdf: 382139 bytes, checksum: ed8323ffb0654c9eb77e0215bb7dff3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-13T12:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NSO05072011.pdf: 382139 bytes, checksum: ed8323ffb0654c9eb77e0215bb7dff3b (MD5) Previous issue date: 2011-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.subjectInformatividadept_BR
dc.subjectCoerência e coesãopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.titleRedação e textualidade um foco no vestibular 2011 para a UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Ester Vieira de-
dc.description.resumoAnalisaremos a condição de Textualidade que se processa por três focos: pragmático, semântico e formal. Para atender as condições pragmáticas, que é o aspecto funcional e interacional da linguagem, utilizaremos o conceito de informatividade, que, em síntese, é a informação nova que o texto trará para quem o ler; para atender ao aspecto semântico, utilizaremos o conceito de coerência e coesão, que construirá a unidade do texto; e, por último, no aspecto formal, utilizaremos a análise formal da língua, que é a gramática em uso. Esses três elementos construirão a função e unidade do texto, de forma que ele tenha uma interação social entre o autor e escritor. Tentaremos observar essa capacidade de escrita, sustentada por essas três perspectivas, nas produções dos candidatos do vestibular, e refletir sobre a competência da escrita que a escola oferece, com o intuito de que possamos pensar numa direção para ensinar a escrita de forma mais funcional. O maior desvio foi à regra da informatividade. Dentro dos resultados, selecionamos sete redações para fazer uma análise qualitativa e demonstrar como ocorrera o procedimento para a correção das outras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSO05072011.pdf373,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons