Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Rafaela de Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-25T16:25:08Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2024-09-25T16:25:08Z-
dc.date.issued2022-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32007-
dc.description.abstractThe urban space is composed of several infrastructure systems, which interact with each other allowing the city to function. In the road system, different transportation modes share the road, with different needs related to this space. Therefore, it is necessary to understand the perception of the users, so the roads offer a good service to all modes. This work sought to evaluate the quality of the urban road system, according to the perception of car drivers, pedestrians and cyclists. The perception of these users was collected from questionnaires applied in the city of Joao Pessoa-PB, in order to classify the relevance of aspects of the urban environment for the quality of trips made in the city. The responses were applied to the Method of Successive Intervals, to define the weights of the criteria and sub-criteria used in the evaluation of the roads. The conditions of the road pavement and of the sidewalk were the most important elements for car drivers and pedestrians, respectively. For cyclists, traffic control elements represented the most relevant factor for the quality of the trip. Furthermore, the criteria and sub-criteria were applied in the evaluation of three roads of Joao Pessoa-PB, to test their applicability. It was seen that the use of these elements, associated with the parameters to assign the grades, made it easy and quick to evaluate the condition of the roads, offering an overview of the existing quality of service.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-25T16:25:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaelaDeSousaMedeiros_Dissert.pdf: 2808140 bytes, checksum: 1a025fdd88524bb6c07537dd8469e7ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-25T16:25:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RafaelaDeSousaMedeiros_Dissert.pdf: 2808140 bytes, checksum: 1a025fdd88524bb6c07537dd8469e7ed (MD5) Previous issue date: 2022-09-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfraestrutura urbanapt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectPedestrespt_BR
dc.subjectCiclistaspt_BR
dc.subjectNível de serviçopt_BR
dc.subjectUrban infrastructurept_BR
dc.subjectCarspt_BR
dc.subjectPedestrianspt_BR
dc.subjectCyclistspt_BR
dc.subjectLevel of servicept_BR
dc.titleAvaliação do sistema viário urbano a partir da opinião dos usuáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Ricardo Almeida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0264629028239511pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215491428333435pt_BR
dc.description.resumoO espaço urbano é composto por diversos sistemas de infraestrutura, que interagem entre si para permitir o funcionamento da cidade. No sistema viário, diferentes modos de transporte compartilham a via, com diferentes necessidades em relação a esse espaço. Devido a isso, é necessário entender a percepção dos usuários, de modo a permitir que as vias ofereçam boas condições de serviço a todos os modais. Este trabalho buscou avaliar a qualidade do sistema viário urbano, de acordo com a percepção de motoristas de automóveis, pedestres e ciclistas. A percepção desses usuários foi coletada a partir de questionários aplicados na cidade de João Pessoa-PB, de modo a classificar a importância de aspectos do ambiente urbano para a qualidade das viagens feitas na cidade. As respostas foram aplicadas ao Método dos Intervalos Sucessivos, para definir as importâncias dos critérios e subcritérios usados para avaliar as vias. As condições do pavimento da via e da calçada foram os elementos considerados mais importantes para os motoristas de automóveis e os pedestres, respectivamente. Para os ciclistas, os elementos de controle de tráfego representaram o fator mais relevante para a qualidade da viagem. Ainda, os critérios e subcritérios foram aplicados na avaliação de três vias de João Pessoa-PB, para testar sua aplicabilidade. Constatou-se que o uso desses elementos, associados aos parâmetros para atribuir as notas, facilitaram e agilizaram a análise da condição das vias, oferecendo um panorama da qualidade de serviço existente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelaDeSousaMedeiros_Dissert.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons