Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paula Michely Soares da-
dc.date.accessioned2017-12-13T12:51:15Z-
dc.date.available2011-07-05-
dc.date.available2017-12-13T12:51:15Z-
dc.date.issued2011-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3201-
dc.description.abstractThis paper presents a discussion between the gestures and holófrases children in the process of language acquisitional. The gesture is characterized as the gestures that accompany the flow of speech, involving arms, head movements, body posture and legs, bear marks of the speech community and marks the individual style of each individual. As a theoretical basis for this work from the premise that gesture and speech form a team that can not be divorced, separated. This perspective is based on the functioning of the multimodal language (McNeill, 1985). This assumption suggests that gesture and speech are aggregated to the same array of production and signification, ie, constitute a single linguistic system. According to Scarpa (2009), the term refers to the first listed holófrase the entry of children in their mother tongue. Kendon (1982) states in his keep, but known as the "Continuum Kendon," which is the interface between gesture and speech that the meaning is achieved. Therefore, we sought to understand the relationship between the emergence of gestures and holófrases to the process of language acquisition. For this paper we analyze four mother-infant dyads 0-36 months of a child's life, recorded in a naturalistic situation at the home of the dyads.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-13T12:51:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PMSS05072011.pdf: 334739 bytes, checksum: f0780336b8ace8d9fd9a0576062ac692 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-13T12:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PMSS05072011.pdf: 334739 bytes, checksum: f0780336b8ace8d9fd9a0576062ac692 (MD5) Previous issue date: 2011-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectAquisição da Linguagempt_BR
dc.subjectGesticulaçãopt_BR
dc.subjectHolófrases infantispt_BR
dc.titleGesticulação e holófrases infantis: aspectos multimodais da linguagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a discussão entre a gesticulação e as holófrases infantis no processo aquisicional da linguagem. A gesticulação caracteriza-se como os gestos que acompanham o fluxo da fala, envolvendo braços, movimentos de cabeça, postura corporal e pernas, possuem marcas da comunidade de fala e marcas do estilo individual de cada individuo. Como fundamentação teórica de base deste trabalho, partirmos da premissa de que gesto e fala formam um conjunto que não pode ser dissociado, separado. Esta perspectiva se baseia no funcionamento multimodal da língua (McNeill, 1985). Tal premissa propõe que gesto e fala estão agregados a uma mesma matriz de produção e significação, ou seja, constituem um único sistema linguístico. De acordo com Scarpa (2009), o termo holófrase designa os primeiros enunciados da entrada da criança na sua língua materna. Kendon (1982) afirma em seu continuo, mais conhecido como o “Continuum de Kendon”, que é na interface entre gesto e fala que a significação é alcançada. Portanto, buscamos compreender a relação entre a emergência da gesticulação e das holófrases para o processo de aquisição da linguagem. Para este trabalho analisaremos quatro díades mãe-bebê de 0 a 36 meses de vida da criança, gravadas em situação naturalística na casa das díades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMSS05072011.pdf326,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons