Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pontes, Márcio Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-13T13:39:14Z | - |
dc.date.available | 2015-03-04 | - |
dc.date.available | 2017-12-13T13:39:14Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3204 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to study the anguish of senses in Graciliano Ramos, most notably in his narrative Angústia (1936), a work in which this feeling choking the world and the experience of Luis da Silva, character - narrator's third novel writer Alagoas to understand the feeling of anguish, the use of reflections Sren Aabye Kierkegaard, contained in his book, the O conceito de angústia: a simple psychological - demonstrative reflection directed to the dogmatic problem of hereditary sin of Vigilius Haufniensis, written text, originally, in 1844. Recognized rightly, as a philosopher, theologian and attentive reader of literary works, Kierkegaard confesses, however, have been worth more recurrently, from the perspective of psychology, considering it more appropriate to revealing the nuances that characterize the anguish, as recorded in his own study. Aware of the fictional character of our object of study, call, our aesthetic analysis of anguish, the writings of Georg Lukács, more precisely, his A teoria do romance: a philosophical historical essay on the ways of the great epic, written between the years from 1914-1915, a time in which Lukács was taken by the feeling of anxiety, given the European context. The choice of Georg Lukács is due to the proximity of the author and Kierkegaard, approach, this, highlighted by the Hungarian literary theorist himself, in his book. In this theoretical - methodological apparatus, we look back also on Brazilian writings of Antonio Candido, in particular on his work Literatura e sociedade: theory studies and literary history (1965) rich in affinities with the assumptions of Lukács. In addition to the theoretical and critical work of Antonio Candido, we make use also of his reading of Angústia in Ficção e confissão (1945); Otto Maria Carpeaux analysis also focused on Angústia, “Visão de Graciliano Ramos” (1942); the interpretation of Lucia Helena Carvalho, A ponta do novelo: an interpretation of Angústia of Graciliano Ramos (1983) and also the interpretations of graciliana Romanesque made by Alfredo Bosi, João Luiz Lafetá, “O mundo à revelia” (1978), by Luiz Costa Lima, “A reificação de Paulo Honório” (1969), among other writings. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-13T13:39:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MCP04032015.pdf: 367719 bytes, checksum: 5d3c7b5f15c5f145a3ce13b9de79e2d5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-13T13:39:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MCP04032015.pdf: 367719 bytes, checksum: 5d3c7b5f15c5f145a3ce13b9de79e2d5 (MD5) Previous issue date: 2015-03-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Ramos, Graciliano, 1892-1953 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Angústia - estudo dos sentidos | pt_BR |
dc.subject | Introspecção | pt_BR |
dc.title | A vida como aflição e desespero: uma leitura de Angústia de Graciliano Ramos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Wilma Martins de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo o estudo dos sentidos da angústia em Graciliano Ramos, mais notadamente em sua narrativa Angústia (1936), obra na qual esse sentimento asfixia o mundo e a vivência de Luis da Silva, personagem-narrador do terceiro romance do escritor alagoano Para o entendimento do sentimento da angústia, nos utilizamos das reflexões de Sren Aabye Kierkegaard, contidas em sua obra, O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário de Vigilius Haufniensis, texto escrito, originalmente, em 1844. Reconhecido, acertadamente, como filósofo, teólogo e atento leitor de obras literárias, Kierkegaard confessa, contudo, ter se valido, mais recorrentemente, da perspectiva da Psicologia, por considerá-la mais adequada ao desvendamento das nuances que caracterizam a angústia, como registra em seu próprio estudo. Cientes do caráter ficcional do nosso objeto de estudo, chamamos, à nossa análise estética da angústia, os escritos de Georg Lukács, mais precisamente, sua obra A teoria do romance: um ensaio histórico filosófico sobre as formas da grande épica, escrito entre os anos de 1914-1915, época na qual Lukács estava tomado pelo sentimento de angústia, em face do contexto europeu. A escolha de Georg Lukács se deve à proximidade entre o autor e Kierkegaard, aproximação, essa, ressaltada pelo próprio teórico literário húngaro, em seu livro. Além desse aparato teórico-metodológico, nos debruçamos, ainda, sobre os escritos brasileiros de Antonio Candido, em especial sobre sua obra Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária (1965) rica em afinidades com os pressupostos de Lukács. Além da obra teórico-crítica de Antonio Candido, nos valemos, ainda, de sua leitura de Angústia, em Ficção e confissão (1945); da análise de Otto Maria Carpeaux, igualmente voltada para Angústia, “Visão de Graciliano Ramos” (1942); da interpretação de Lúcia Helena Carvalho, A ponta do novelo: uma interpretação de Angústia de Graciliano Ramos (1983) e, ainda, das interpretações da romanesca graciliana efetuadas por Alfredo Bosi, João Luiz Lafetá, “O mundo à revelia” (1978), por Luiz Costa Lima, “A reificação de Paulo Honório” (1969), entre outros escritos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCP04032015.pdf | 359,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons