Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Idalina Rachel Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-10-02T10:23:32Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-10-02T10:23:32Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32054-
dc.description.abstractGetting students to learn content is perhaps one of the biggest challenges in teaching. For this to happen, it is necessary not only to capture students' attention, but also to make them understand the relevance and assimilate this knowledge. Content about the cardiovascular system is considered difficult for high school students to understand. The cause of this difficulty may be related to the way the content is explored in the classroom, which is often far from the previous knowledge brought by students. Therefore, the objective of this research is to develop and apply an investigative didactic sequence through living situations that allow the application of activities and contextualization of information about the human cardiovascular system. For this purpose, descriptive research was carried out using a qualitative and quantitative approach developed at Highschool Cidadã Integral Prefeito Joaquim Lacerda Leite, São José de Piranhas/PB with 23 students from 2nd grade A. By comparing the results of the student diagnostic questionnaires before and after intervention, there was an increase in positive responses and a decrease in negative responses. In the pre-test, only 2 of the 15 questions obtained a predominance of positive responses over negative ones, contrasting with the post-test, where this number increased to 13 of the 15 questions. These results pointed to a significant evolution in the students' conceptions, showing that the activities developed were efficient and enhanced learning about the study of the cardiovascular system. The students' success could also be seen through reports and their greater participation during Biology classes. This work's final product was the production of a didactic-pedagogical instrument, in the form of a learning guide intended for high school teachers, offering new possibilities for acquiring content about the human cardiovascular system committed to dynamic and meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-10-02T10:23:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IdalinaRachelFerreiraDeFreitas_Dissert.pdf: 26483679 bytes, checksum: 8486783f2a72209440c48c2457efcbac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T10:23:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IdalinaRachelFerreiraDeFreitas_Dissert.pdf: 26483679 bytes, checksum: 8486783f2a72209440c48c2457efcbac (MD5) Previous issue date: 2024-03-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema cardiovascular - Ensinopt_BR
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFisiopatologia cardiovascularpt_BR
dc.subjectCardiovascular system - Teachingpt_BR
dc.subjectEducation and healthpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectCardiovascular pathophysiologypt_BR
dc.titleNas batidas do coração: uma abordagem investigativa sobre o sistema cardiovascular humano para alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cantalice, Temilce Simões de Assis-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 02/10/2024pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tafuri, Luciene Simões de Assis-
dc.contributor.advisor-co1LattesLattes não recuperado em 02/10/2024pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 02/10/2024pt_BR
dc.description.resumoFazer com que os alunos aprendam um conteúdo talvez seja um dos maiores desafios do ensino. Pois, para isso é necessário não somente capturar a atenção dos alunos, mas também fazê-los compreender a relevância e assimilar esse conhecimento. Os conteúdos sobre o sistema cardiovascular são considerados de difícil compreensão por parte dos estudantes do ensino médio. A causa dessa dificuldade pode estar relacionada ao modo como o conteúdo é explorado em sala de aula, muitas vezes distante dos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver e aplicar uma sequência didática investigativa por meio de situações de convivência que permitam a aplicação de atividades e contextualização de informações sobre o sistema cardiovascular humano. Para isso foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva por meio de uma abordagem qualiquantitativa desenvolvida na Escola Cidadã Integral Prefeito Joaquim Lacerda Leite, São José de Piranhas/PB com 23 estudantes da 2ª série A. Ao comparar os resultados dos questionários diagnósticos discentes antes e depois da intervenção, verificou-se um acréscimo de respostas positivas e decréscimo de respostas negativas. No pré-teste, apenas 2 das 15 questões obtiveram uma predominância de respostas positivas em relação as negativas, contrastando com o pós-teste, onde esse número aumentou para 13 das 15 questões. Estes resultados apontaram para uma evolução significativa das concepções dos estudantes mostrando que as atividades desenvolvidas foram eficientes e potencializadoras da aprendizagem sobre o estudo do sistema cardiovascular. O êxito dos estudantes pôde ser percebido também por meio dos relatos e de sua maior participação durante as aulas de Biologia. Este trabalho teve como produto final a produção de um instrumento didático-pedagógico, na forma de um guia de aprendizagem destinados a professores do ensino médio, ofertando novas possibilidades de aquisição do conteúdo sobre o sistema cardiovascular humano comprometido com uma aprendizagem dinâmica e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBiologia Molecularpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdalinaRachelFerreiraDeFreitas_Dissert.pdf25,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons